Coleção Estudos de Museus: 10 títulos, de janeiro de 2016 a janeiro de 2018
Publicação do 10º título da Coleção Estudos de Museus, projeto editorial da DGPC que divulga a investigação portuguesa na área da Museologia
“A Constituição de uma Coleção Nacional. As Esculturas de Ernesto Vilhena”, de Maria João Vilhena de Carvalho
Lançamento amanhã, dia 23 de janeiro, às 18:30, no MNAA
Nascida da constatação de uma lacuna – a inexistência de publicações de referência em Língua Portuguesa na área dos Museus e da Museologia, designadamente estudos de grande fôlego sobre a história e os desafios dos museus portugueses - a Coleção Estudos de Museus completa amanhã 10 títulos dados à estampa.
Resultado de uma parceria estabelecida entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Editora Caleidoscópio, de janeiro de 2016 a janeiro de 2018 os temas abordados vão da perspetiva histórica, iluminando o papel de personalidades como José de Figueiredo e António Augusto Gonçalves, até aspetos da contemporaneidade, como as redes de museus, os públicos imigrantes ou a mediação cultural.
O 10º volume, “A Constituição de uma Coleção Nacional. As Esculturas de Ernesto Vilhena”, é da autoria de Maria João Vilhena de Carvalho, conservadora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), onde desde 2000 é responsável pela Coleção de Escultura. O lançamento realiza-se amanhã, dia 23, às 18:30 no MNAA, e a apresentação será feita por Raquel Henriques da Silva.
Os estudos a publicar são decididos anualmente por um Conselho Editorial formado por docentes de várias universidades portuguesas. Dele fazem parte Alice Semedo, Fernando António Baptista Pereira, Pedro Casaleiro, Vítor Serrão, Raquel Henriques da Silva e Clara Frayão Camacho, em representação da DGPC.
Lista de títulos publicados:
1 – Joana Baião, Museus, Arte e Património em Portugal. José de Figueiredo (1871-1937)
2 – Clara Frayão Camacho, Redes de Museus e Credenciação. Uma Panorâmica Europeia
3 – Inês Ferreira, Criatividade nos Museus. Espaços Entre e Elementos de Mediação
4 – Ana Carvalho, Museus e Diversidade Cultural. Da Representação aos Públicos
5 – Duarte, Freitas, Memorial de um Complexo Arquitetónico enquanto Espaço Museológico. O Museu Machado de Castro
6 – Adelaide Duarte, Da Coleção ao Museu. O Colecionismo Privado de Arte Moderna e Contemporânea em Portugal
7 – Patrícia Roque Martins, Museus (In)Capacitantes. Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte
8 – Emília Ferreira, Lisboa em Festa: A Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, Antecedentes e Materialização
9 – Maria da Luz Sampaio, Da Fábrica para o Museu. Identificação, Patrimonialização e Difusão da Cultura Técnico-Industrial
10 - Maria João Vilhena de Carvalho, A Constituição de uma Coleção Nacional. As Esculturas de Ernesto Vilhena (a lançar em 23-01-2018).
Lisboa, 22 de janeiro de 2018