Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Coleção Treger/Saint Silvestre: Arte bruta africana no Núcleo de Arte da Oliva | Inauguração no próximo sábado, às 17 horas, em S. João da Madeira

“In and out of Africa” integra coleção Treger Saint Silvestre

ARTE AFRICANA CHEGA AO

NÚCLEO DE ARTE DA OLIVA

* Exposição inaugura no próximo sábado, em S. João da Madeira

DALDO MARTE (Cuba 1982 )_Titulo e data desconhecid

 

A exposição “In and out Africa” inaugura no próximo sábado, 7 de outubro, às 17 horas, no Núcleo de Arte da Oliva, em S. João da Madeira, para apresentar quase uma centena de obras de arte bruta e outsider de artistas de origem africana, que integram a coleção Treger/Saint Silvestre. A exposição tem como objetivo dar a conhecer a imensa riqueza e expressão de artistas africanos, afro-americanos, haitianos, brasileiros e cubanos, ao mesmo tempo que promove a discussão sobre questões raciais e de descriminação. António Saint Silvestre, colecionador e curador da exposição, selecionou pinturas, desenhos, esculturas, cerâmicas, instalações e filmes que vão estar em exposição até 7 de Abril de 2018.

A coleção Treger/ Saint Silvestre, que reúne mil obras de cerca de duzentos e cinquenta artistas, distingue-se sobretudo pelo importante núcleo de Arte Bruta, que pela sua dimensão e representatividade, é único na Península Ibérica e raro na Europa. As obras dos colecionadores são oriundas da Europa de Leste e Oeste - onde se incluem vários artistas portugueses, do continente americano, de África e também da Ásia. Este ano, a coleção Treger/ Saint Silvestre foi distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o prémio Colecionador.

O termo Arte Bruta, cunhado por Jean Dubuffet em 1945, identifica a criação artística produzida por indivíduos externos ao mundo da arte, sendo sobretudo aplicado a pessoas com problemas de saúde mental, geralmente autodidactas.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.