Colégio das Artes @ Galeria Millennium bcp — a primeira exposição in situ da UmbigoLAB, agora em Lisboa/College of Arts @ Millennium bcp Gallery — the first in situ exhibition of UmbigoLAB, now in Lisbon
Héctor Zamora, Memorandum, 2017.
Depois de ter sido apresentada no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, por ocasião da Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, a exposição concebida pelos alunos do Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra vem agora para Lisboa.
No sonho do homem que sonhava, o sonhado acordou estará patente entre 28 de janeiro e 27 de março na Galeria Millennium bcp, que integra o percurso expositivo do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, inaugurando às 18:30 h desta quinta-feira.
De acordo com o dossier de imprensa, este projeto curatorial vem girar na vertigem do pensamento: «Este círculo como sendo uma das figuras que, desde sempre, está associada à eternidade e ao divino. Nesta exposição, o círculo ganha ainda mais o sentido de ciclo interminável de criação, tal como n’As Ruínas Circulares (2013) de Jorge Luis Borges, onde existe a vontade de “sonhar um homem e impô-lo à realidade”. Também na exposição, as ideias ganham corpo devolvendo o olhar ao espectador. As obras apresentadas convocam a noite – que oculta e revela – a partir de mediums diferentes e de um corpo de artistas plural, nacionais e internacionais.»
Cruza-se assim a obra de Alberto Carneiro (Arquivo do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra) com a de Bárbara Bulhão, Clara Imbert, Héctor Zamora, Marilá Dardot, Margarida Alves, Pedro Pedrosa da Fonseca, Rita Gaspar Vieira e Zé Ardisson.
Tal como inicialmente avançado, a curadoria ficou a cargo de Ana Maria Santos, Beatriz Araújo, Diana Santos, Estefanía Bingre, Filipa Valente, Joaquim Pedro Oliveira, Maria Margarida Cardoso, Matilde Costa Rodrigues e Suelem Santos, que trabalharam sob a coordenação de Ana Rito e José Maçãs de Carvalho.