Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Colombo recebe exposição que promove soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro de Lisboa

"Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia" é o tema da mostra que vai estar disponível na Praça Central do centro até dia 2 de agosto.

 

image004.jpg

A partir de hoje, o Colombo vai ser palco da exposição “Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia". Esta mostra vai estar patente na Praça Central, no Piso 0 do Centro, até dia 2 de agosto, desafiando todos os curiosos a conhecer a Lisboa futurista.

 

“Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia" dá a conhecer o resultado de 12 concursos no âmbito da iniciativa Nova Bauhaus Europeia, que que visa impulsionar uma renovação do edificado através da sustentabilidade, estética e inclusão. Estes projetos foram lançados pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Lisboa Ocidental SRU entre 2022 e 2023 e contaram com o apoio da Ordem dos Arquitetos.

 

Esta mostra é composta por 177 propostas inovadoras de arquitetura, nas áreas da habitação, equipamentos e espaço público no âmbito destes concursos, destacando-se as três primeiras classificadas de cada concurso público realizado.

 

Entre os concursos de conceção apresentados, destacam-se 6 concursos de Habitação (renda acessível municipal e cooperativas), 5 concursos de Equipamentos (escolas, pavilhão desportivo, HUB do Mar) e 1 concurso de Espaço Público (Praça Martim Moniz). Estes trabalhos refletem o esforço criativo dos concorrentes em imaginar uma Lisboa mais sustentável e inclusiva, alinhando-se com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, num movimento onde cultura e ciência são indissociáveis e onde tecnologia e arte estão ao serviço das pessoas.

 

“Esta iniciativas estão alinhadas com a visão sustentável e inclusiva do Centro Colombo na procura constante por acompanhar a atualidade e responder às necessidades de quem nos visita. Por outro lado, esta exposição vem reforçar o nosso compromisso em aproximar a arte, a inovação e a sustentabilidade junto da nossa comunidade, além de proporcionar uma experiência diferenciadora aos visitantes do Centro”, refere Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo.