Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Colóquio “As Palavras do Festival: o passado e o futuro da Poesia no Festival RTP da Canção”, FLUL, 2 de fevereiro, 17H30

 

Portugal tem tido uma participação constante no Festival Eurovisão da Canção, desde 1964, com algumas faltas de comparência (1970, 2000, 2002 e 2013), sendo o país que participa há mais anos sem nunca o ter vencido. Tanto para Portugal como para todos os países participantes, o desenrolar dos anos tem revelado diversas tendências musicais, sendo um fenómeno que se presta a ser estudado, também, nos domínios das ciências sociais e humanas.

O Colóquio “As Palavras do Festival: o passado e o futuro da Poesia no Festival RTP da Canção” pretende lançar o debate sobre o papel dos idiomas, da componente poética e das mensagens incluídas na dita “Canção de Festival”. Neste Colóquio, inclui-se uma Mesa-Redonda intitulada “Que Poesia para o Festival? Que Festival para a Poesia?”, aberta não só a especialistas em Literatura como a outros intervenientes desta história de meio século de canções, para que possam dar um contributo para a valorização desta realidade anual.

Deseja-se, também, contar com a presença dos fãs deste fenómeno televisivo, cujo entusiasmo já se torna da maior relevância para a consolidação do evento e para o cruzamento de sentimentos e perspetivas.

​​

PROGRAMA


17h30 – Apresentação | José Eduardo Franco (Docente Universitário, Director do CLEPUL)

17h40 – “A Cultura Eurovisiva” | Jorge Mangorrinha (Docente Universitário, Coordenador Científico do Colóquio)

17h50 – Mesa-redonda “Que Poesia para o Festival? Que Festival para a Poesia?”

Moderadores:
     Annabela Rita (Docente Universitária e Investigadora do CLEPUL)
     Augusto Moutinho Borges (Docente Universitário e Investigador do CLEPUL)
     Jorge Mangorrinha (Docente Universitário e Investigador do CLEPUL)
Convidados:      Alexandre Honrado (Autor)      Eládio Clímaco (Locutor)      Emanuel (Autor, Compositor e Intérprete)      Fernando Abrantes (Compositor e Produtor Musical)      José Luís Tinoco (Autor e Compositor)      Luana Norte (Autora)      Luís Oliveira (Compositor e Produtor Musical)      Nuno Gomes dos Santos (Escritor, Autor e Compositor)      Tózé Brito (Autor, Compositor e Intérprete)