Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Começa quinta-feira o IX Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde 2022

descarregar (3).jpg


PROGRAMA DE QUINTA E SEXTA FEIRA

“Abstract clowning”
Workshop Experimental com Tom Roos

Tom Roos irá desenvolver uma pequena formação subordinada ao tema do Clown Minimalista.

Serão treinados uma série de códigos de conduta, pelos quais os palhaços interagem uns com os outros. Estes códigos, por sua vez, não fazendo sentido, são absurdos, mas criam uma lógica interna. Com este comportamento de grupo, iremos criar um desfile, algo que se pareça com uma Fanfarra, mas não é um Fanfarra, já que não há música. Embora, possam haver sons...

Apresentaremos “The Silent Fanfarre” em espaço público, nomeadamente no dia seguinte no Mercado Municipal, integrando o programa do festival.

Data: 13 de Outubro 2022 – 15h às 18h
Formador: Tom Roos
Local: Centro pesquisa e formação Nuvem Voadora
Duração: 3 horas
Público alvo: clowns experientes
Bilheteira: Gratuito (obrigatório inscrição)
THE SILENT FANFARRE
Tom Roos (Bélgica)

Apresentação final do workshop experimental “Abstract clowning”
Um Desfile... Algo que se parece com uma Fanfarra...
Mas não é uma Fanfarra, não há música!
Contudo alguns sons podem existir...

Tom Roos nasceu em 1954 na África do Sul. Em 1982, criou o grupo “WurreWurre” com Philippe De Maertelaere e o cão Boost, um duo palhaço inteiramente dedicado à promoção dos inúteis. Depois atuou em teatros e festivais de todo o mundo. Tom Roos é também professor de teatro (especializado em palhaços). Depois de 2000, trabalha regularmente no Soweto, na África do Sul, com crianças e adolescentes vindos dos guetos. Prossegue também a sua carreira de atriz e de ator. Desde 2000, Tom Roos, com o apoio da Comunidade Flamenga, trabalha regularmente no Soweto com o Centro Comunitário de Ipelegeng para criar espetáculos de rua e teatrais de alta qualidade com jovens do município. Além disso, trabalha internacionalmente como diretor, comediante, contador de histórias, palhaço e professor. Desde 2014, Tom Roos é cofundador do CONTACTCLOWN IN DE ZORG, um grupo profissional de palhaços prestadores de cuidados para pessoas com demência e pessoas com deficiência mental. Tom Roos é também um membro ativo da Clowns Without Borders Belgium, tendo realizado várias missões em centros de refugiados na Bélgica e no Líbano.

Data: Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022 – 11h00
Local: Mercado Municipal
Duração: 45 minutos
Público alvo: Público em geral
Bilheteira: Gratuito
FRÀGIL
Cia, Maria Andrés (Espanha)

“Cair e levantar-se. Cair e levantar-se. Cair e levantar-se. E, no meio de tudo isso, continuar sonhando, continuar jogando e, sobretudo, continuando a rir de nós próprios. Porque, entre quedas e quedas, quem não se apaixona?”
FRÁGIL, é um espectáculo unipessoal de clown gestual e poesia, que recorre às ferramentas de clown mais clássicas e as funde com novas linguagens como a poesia.
Com umas quantas caixas como único elemento cênico, investiga sobre a fragilidade humana, numa espera plena de sonhos, expectativas, medo e garra, muita garra de viver.

Maria Andrés, é atriz e palhaça, nascida em 1991, em Valencia, cidade onde se formou em Arte Dramática pelo Centro de Teatro Escalante. Anos mais tarde forma-se ao longo de um ano no Diploma de Corpo Mime Dramático e teatro físico no MOVEO (Barcelona), especializando-se na técnica de O Decroux. Treinou a arte do palhaço com Sergi Claramunt, Jesús Jara e Koldo Vío, entre outros; e em dobragem e locução publicitária na ESCOLA AC Estudis (Valência). Com uma longa carreira teatral, tem trabalhado com entidades como l'Esglai Teatre, La Coquera, Prostíbulo Poético Barcelona, IMPROU, Scura Splats, La Banda del Drac, Spin Off Produções, La Granuja, Teatro Orgón, Andenes de água, etc.

Data: Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022 – 14h30
Local: Teatro Municipal de Vila do Conde – Sala 1
Duração: 50 minutos
Público alvo: Escolas, Instituições de Solidariedade Social e Público em Geral
Bilheteira: 3 € escolas, 5 € público em geral
Booo!
Companhia Nuvem Voadora (Portugal)

Um palhaço e um barco no limbo da 5a sinfonia de Beethoven.
As memórias dos objetos num delirante jogo de fantasias fantasmagóricas. Cartas suspensas no vazio do universo...
Um espetáculo absurdo e sobretudo natural.

A Companhia Nuvem, Voadora tem como objetivo promover e desmistificar a linguagem do Clown. Todas as suas criações são reflexo disso, cruzando a arte do palhaço com diferentes técnicas e várias linguagens artísticas, como o circo, a música, a dança ou vídeo, envolvendo profissionais com formações diversas, para criar espetáculos acessíveis a todos os públicos.

Data: Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022 – 21h30
Local: Teatro Municipal - Sala 1
Duração: 60 minutos
Público alvo: Familiar e Público em Geral

 

 

 
 
Website
Facebook
Instagram
Email