Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

COMEMORAÇÕES 500 ANOS DO FORAL MANUELINO DO VIMIEIRO (ARRAIOLOS)

Cartaz%20500%20anos%20foral%20vimieiro.jpg

 

20 e 21 de Junho

 

Vimieiro, no concelho de Arraiolos, festeja nos dias 20 e 21 de Junho, os “500 anos do Foral Manuelino”.

 

Cinco séculos após D. Manuel I ter outorgado a Carta de Foral Manuelino do Vimieiro, a freguesia evoca a memória da data de reconhecimento feito a Vimeiro na praça da Vila em 1515, que lhe conferia novos poderes.

 

Do programa consta: Sessão Comemorativa, Exposição, Recriação Histórica, Feira Quinhentista e Comunicações do Dr. João Ruas, antigo arquivista da Casa de Bragança e profundo conhecedor do processo de atribuição dos forais manuelinos pelas terras do Alentejo, e do Dr. Jorge Fonseca, ilustre historiador que publicou, em 1999, a monografia “Foral Manuelino do Vimieiro: estudo e transcrição”.

 

Desde as cortes celebradas em Santarém, em 1430, que os procuradores dos concelhos reclamavam a reforma dos forais medievais, os quais estavam desactualizados, escritos em latim, com conceitos confusos, sendo os documentos em muitos casos indecifráveis, o que também aconteceria com o foral outorgado ao Vimieiro, em 1257, por D. Martinho Peres, bispo de Évora.

 

Essa reforma, já alvitrada pelos monarcas que antecederam no trono D. Manuel I, veio a ser decidida em 1495 nas cortes de Montemor-o-Novo, sendo que por carta régia de 22 de Novembro de 1497 foi ordenado que se reexaminassem todos os forais do reino para “tornallos a tall forma e estilo que se posam bem entender e compor”.

 

Nas terras do reino e bem assim na vila do Vimieiro tiveram lugar inquirições e foi ouvido um grupo de “homens bons enlegidos para o dito caso” para se pronunciarem sobre os direitos régios existentes na vila, bem como o ouvidor, representante do senhor da vila.

 

Feitas as ditas inquirições e lavrado o auto de declarações da reunião realizada em Estremoz a 21 de agosto de 1509, veio o novo foral a ser apresentado, no Vimieiro, às autoridades locais, no dia 15 de junho do ano de 1515, sendo a sua “leitura feita por Álvaro Fragoso, cavaleiro e contador da Casa do Rei...”(1)

 

A Câmara Municipal de Arraiolos e a Junta de Freguesia de Vimieiro farão a abertura das comemorações no dia 20 de junho, pelas 10,30 horas, no Centro Interpretativo Mundo Rural Vimieiro em Vimieiro.

 

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, Junta de Freguesia do Vimieiro e pelas associações e colectividades da freguesia, apoiada pela, que deste modo solenizam e procuram divulgar, envolvendo os seus munícipes, dando-lhe a conhecer a importância e o protagonismo deste documento na regulação da vida jurídica, administrativa, fiscal, social e económica de toda a comunidade, desde o século XVI, até ao final da sua vigência.

 

1)Jorge Fonseca – O Foral Manuelino do Vimieiro: estudo e transcrição. Arraiolos: Câmara Municipal, 1999.FORAL