Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Comemorações do Dia de Santiago - Luís Ferreira apresenta livro em Palmela - 10 agosto

noticia.jpg

A Igreja de Santiago, recebe, no dia 10 de agosto, às 16h30, a apresentação do livro “282 – O último Caminho será sempre o primeiro”, de Luís Ferreira.

O livro, publicado em 2023, é um relato na primeira pessoa da aventura que o autor viveu com um amigo ao realizar, pela primeira vez, um Caminho de Santiago em bicicleta, o Caminho Português da Costa.

Recorde-se que Luís Ferreira apresentou em 2022, no mesmo espaço, o seu romance “Porque Caminhas?”, no âmbito do Dia Nacional do Peregrino (13 de outubro).

Luís Ferreira nasceu em 1970 no Barreiro. Mais tarde veio a adotar Alcochete como residência. Começou a sua carreira literária em 2007, vindo a publicar um livro de poesia por ano, até 2011.

Em 2012, a sua carreira literária toma outro rumo ao descobrir e percorrer o Caminho de Santiago. Essa paixão reflete-se no primeiro livro de prosa que publica, em 2013,” Entre o Silêncio das Pedras”, que já conheceu quatro edições. Em 2014, o livro é editado no Brasil e, em 2021, na Polónia. Depois deste romance, publicou” Diário de Xavier Lopes”, mais tarde, em coautoria “Olhares de um peregrino de Santiago” e, em 2016, “O Peregrino”, romance que chegou à 3.ª edição, em 2022. Em 2018, publicou o seu primeiro thriller, intitulado A Sombra da Verdade. Em 2020, regressa à publicação de um romance puro sobre o Caminho de Santiago, cujo título é desde logo um convite à reflexão interior e surge o “Porque caminhas?”.

A sua dedicação ao Caminho de Santiago já lhe valeu diversas homenagens na Galiza e em Portugal, onde é unanimemente reconhecido como o maior autor de ficção sobre este tema. Aproveitando a pausa devido à pandemia, decide, além dos seus trabalhos de investigação e divulgação sobre o tema, frequentar três cursos sobre o Caminho de Santiago, realizados com a parceria Miriadax / Universidade de Santiago de Compostela.

“282 – O último Caminho será sempre o primeiro” integra o programa comemorativo do Dia de Santiago (25 julho) no concelho de Palmela, promovido pelo Município em parceria com Viana do Castelo e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

                Mais informações: turismo@cm-palmela.pt e 212 332 122.