Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Coina durante um ano

As Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Coina prolongam-se por um ano. Foram, na noite de ontem, 6 de abril, apresentadas ao Movimento Associativo e à população, nas instalações da URCD Coina.

 

Comemorações%20dos%20500%20anos%20do%20Foral%20M

 

Regina Janeiro, Vereadora responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Sociocultural, e Naciolinda Silvestre, Presidente da União das Freguesias de Palhais e Coina, estiveram na sessão, que contou com uma “aula” de contextualização histórica, conduzida pelo técnico do Município, Fernando Mota.

 

História recheada de grandes momentos

 

“A história deste pequeno concelho está recheada de grandes momentos”, referiu a Vereadora durante a sessão, como a indústria vidreira na «Real Fábrica de Vidros Cristalinos de Coina» (século XVIII), uma mina de azougue, fornos de cal (século XIX) e a quinta de S. Vicente e a sua emblemática torre (século XX), recordou a autarca, depois de referir outras características marcantes na sua História.

“Era, também, um dos principais portos de ligação entre as duas margens do Tejo, na ligação a Lisboa” e “a ligação entre o sul e o norte de Portugal, mais tarde desempenhado pelo Barreiro, fez com que até reis tenham pernoitado em Coina, como Filipe II em 1619”, lembrou.

 

Comemorações encerram a 15 de fevereiro de 2017

 

“As comemorações vão decorrer durante o ano de 2016 onde se irão realizar várias atividades, entre elas uma Feira Quinhentista, a 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, sendo o encerramento das mesmas em 15 de fevereiro de 2017, data em que será reposto o Pelourinho de Coina, numa réplica, de forma a assinalar as comemorações do Foral dos 500 anos da Vila de Coina”, informou a Presidente da União das Freguesias de Palhais e Coina. Naciolinda Silvestre acrescentou, ainda: “Aguardamos contributos para enriquecer o programa”.

 

Entretanto, refira-se, foi hoje publicado, online - em www.cm-barreiro.pt ou em http://memoriaefuturo.cm-barreiro.pt/ -, o Livro de Posturas (leis que datam de 1780/1812).

 

Programa de Comemorações:

15 fevereiro | Apresentação Pública das Comemorações na Escola Básica de Coina para a comunidade educativa

 

Abril - Publicação online do Livro de Posturas

(leis que datam de 1780/1812)

Consulte em www.cm-barreiro.pt ou em http://memoriaefuturo.cm-barreiro.pt/

 

6 abril | 21h00 | Apresentação Pública das Comemorações para a População e Movimento Associativo na URCD - União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina

 

Anos letivos 2016/2017 | Ateliê de Marionetas evocativo da Efeméride (1º e 2ºs anos) e sessão sobre a História de Coina (3º e 4ºs anos)

 

Setembro | Outubro | Edição de um “Jornalinho” dedicado aos 500 anos do Foral de Coina a distribuir pelas Escolas do Concelho

 

30 de setembro, 1 e 2 de outubro | Feira Quinhentista em Coina

 

Outubro | Mês da música | Concertos

 

Durante o ano | Fhoral – Fundo de História Oral do Barreiro. Entrevistas a moradores para recolha de vivências em Coina, com vista a preservar o Património Imaterial do Concelho

 

Recorde-se que no dia 15 de fevereiro de 2016 se assinalou meio milénio do Foral de Coina, atribuído por D. Manuel, em 1516, a este antigo Município, Freguesia, atualmente, do Município do Barreiro.

 

CMB