Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Comemorações dos Direitos da Criança e Direitos Humanos | Município de Palmela disponibiliza recursos pedagógicos à comunidade educativa

Município disponibiliza recursos pedagógicos à comunidade educativa

Comemorações dos Direitos da Criança e Direitos Humanos

 

A Câmara Municipal de Palmela assinala, uma vez mais, o Dia Universal dos Direitos da Criança, o 28.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, a 20 de novembro, e o 69.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro, este ano com a disponibilização de materiais pedagógicos para a comunidade educativa.

O “Calendário 2018 – Direitos da Criança e Direitos Humanos” é especialmente dirigido a crianças em idade pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico do concelho, famílias e corpo docente, assim como, a todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e suas Direções de Turma. Além de conter as datas celebradas ao longo do ano, no que respeita a dias nacionais e internacionais, esta ferramenta pedagógica permite que as/os alunas/os assinalem a respetiva data de aniversário.

O Município de Palmela disponibiliza, ainda, o dossiê “Educação em Direitos e Cidadania Democrática”, com diversas fichas de atividades, no sentido de contribuir para o trabalho do corpo docente em sala de aula e na escola. “A nossa cidadania em sala de aula”, “Passo a Passo nos direitos…dos direitos humanos aos direitos da criança”, “O Jardim dos Direitos”, “A árvore dos Direitos Humanos” e o “Calendário 2018 – Direitos da Criança e Direitos Humanos” são alguns dos elementos que fazem parte do dossiê.

O trabalho desenvolvido com o público infanto-juvenil em torno destas temáticas insere-se numa política mais vasta de promoção da participação cidadã junto da comunidade. As atividades de participação infantil e juvenil contemplam oficinas temáticas relacionadas com os Direitos Humanos Universais, Democracia e Poder Local, junto das escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Batudes, Palhota, Lagoa da Palha, Águas de Moura, EB de Aires e EB António Matos Fortuna, destinado a cerca de 450 crianças. De salientar, ainda, que a autarquia continua a desenvolver outros projetos no âmbito do “Eu participo”. A título de exemplo, a coluna “Eu Participo” num jornal local, onde as crianças exercem o seu direito de opinião e contribuem para o seu direito à informação sobre o que se passa no mundo. A EB 2, 3 Hermenegildo Capelo, de Palmela, envolve no seu Clube “Eu Participo” cerca de quinze crianças, onde numa cogestão com as crianças/escola/Câmara Municipal, se consolida a consciência de que a democracia e os direitos humanos começam em cada um/a com as ações que se promovem e desenvolvem.

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.