Como foram os primeiros 45 anos de carreira dos GNR? Esta exposição em Gaia mostra tudo
Até 21 de outubro, a “Pronúncia do Norte” invade o ArrábidaShopping com a exposição “GNR: Os Primeiros 45 anos”, que dá a conhecer o percurso pessoal e profissional dos impulsionadores da pop rock nacional – e há um concerto a caminho.
A partir desta semana, a Praça Central do Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia, é palco de uma tour inesquecível pelos primeiros 45 anos de carreira dos GNR, uma das bandas mais icónicas da música portuguesa. Com mais de 70 peças em exposição, os fãs da banda formada por Rui Reininho, Jorge Romão e Tóli César Machado têm, agora, a oportunidade de reviver os momentos mais marcantes do grupo e sentir “Efetivamente” a força criativa que marcou gerações.
Esta exposição única, que assinala o arranque das celebrações de quatro décadas e meia de história da banda, é uma verdadeira homenagem à “Pronúncia do Norte” e a tudo o que os GNR representam no panorama musical nacional. Desde instrumentos, passando por figurinos usados em concertos, bilhetes, prémios e discografia, cada peça presente conta uma parte da história, dando a conhecer os GNR como nunca.
A mostra, que pode ser visitada de forma gratuita no Piso 0, oferece um mergulho profundo em sucessos como “Dunas”, onde cada elemento exposto traz à memória a vibração das melodias de uma das maiores e mais antigas bandas portuguesas no ativo.
Com outros sucessos como “Asas” e “Mais Vale Nunca”, o grupo conquistou tanto o público nacional como o internacional, tendo atuado em locais como Macau, EUA, Espanha e França. Ao longo de mais de quatro décadas, acumularam várias distinções, entre as quais se destacam o “Globo de Ouro Especial na categoria de Música”, a “Medalha de Mérito Cultural” – que foi entregue pelo Ministério da Cultura –, a “Medalha de Honra SPA” e a “Medalha de Honra da Cidade do Porto”, que poderão ser vistas nesta exposição.
Além disso, como parte do arranque das celebrações do 45.º aniversário, os GNR vão presentear os fãs com um concerto gratuito, no dia 27 de setembro, às 21h30, no parque de estacionamento exterior do Piso 0 do ArrábidaShopping. A abertura do concerto ficará a cargo da banda vencedora da 1.ª edição do concurso Arrábida Music, que desafiou bandas emergentes a mostrarem todo o seu talento para conquistarem a oportunidade de pisar o mesmo palco que os GNR.
“É com grande entusiasmo que nos juntamos à celebração de um marco tão importante da carreira de uma das bandas mais icónicas da música portuguesa. Apresentamos esta exposição dedicada à sua trajetória de sucesso, que levou a nossa língua, música e cultura aos palcos em todo o mundo. Receber os GNR no nosso Centro fortalece o compromisso que assumimos em proporcionar experiências diferenciadoras aos visitantes e promover uma aproximação de todos à cultura”, destaca Tomás Furtado, diretor do ArrábidaShopping.
Esta iniciativa tem a curadoria da SOTA – State of the Art, e conta com o apoio da Produtores Associados, agência dos GNR.
Data e Local:
Exposição: até 21 de outubro, das 10h00 às 23h00, na Praça Central, Piso 0.
Concerto: 27 de setembro, no parque de estacionamento exterior do Piso 0,
- 20h30 – abertura com a banda vencedora do concurso
- 21h30 – concerto dos GNR
Entrada: Livre (sendo que o concerto carece de reserva de pulseira, através do site do ArrábidaShopping, a partir do dia 12 de setembro).