CONCERTO A NÃO PERDER | Igreja de Santa Catarina (Calçada do Combro) | CRAMOL- grupo de Canto de Mulheres | 13 de Março, Domingo, 16h00
CRAMOL - grupo de Canto de Mulheres
DA PAIXÃO, DA MORTE, DA VIDA
Polifonias e monodias tradicionais de mulheres
13 de Março, Domingo | 16 horas | Igreja de Santa Catarina
“DA PAIXÃO, DA MORTE, DA VIDA, Polifonias e monodias tradicionais de mulheres” , é o concerto que o CRAMOL, grupo de canto de mulheres que se dedica ao canto tradicional do seu género, vai apresentar no próximo dia 13 de Março às 16h00 na Igreja de Santa Catarina, à Calçada do Combro em Lisboa, com entrada livre. A aproximação do ciclo religioso da Paixão e da Páscoa é o mote para este concerto que procura mostrar uma ínfima parte da riqueza do canto tradicional de mulheres no nosso país.
Cramol vem de clamor, o canto a 3 ou mais vozes que se entoava nas procissões de penitência e que mais tarde foi sendo adaptado a outros fins como cantos de trabalho, de romaria, de festa, passando pela designação de cramor e depois cramol.
Cramol revela o vigor de um grupo de mulheres constituído em Oeiras, nos idos anos de 1979, para investigar sons ancestrais e sonoridades atávicas do canto da mulher rural representativo das diferentes regiões de Portugal, expostos no palco da vida e do trabalho quotidiano, ao ritmo do tempo, onde o sagrado e o profano amiúde se cruzam. O clamor da mulher do campo é reproduzido pelo Cramol na recuperação que faz desse magnífico património da música rural. Cânticos da Paixão recuperam e exprimem vivências e sentimentos das mulheres rurais portugueses num tempo religioso de evocação dos mistérios da morte e da vida.