Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Concerto de Natal do Orfeão de Leiria traz Filarmonia das Beiras à igreja do Convento da Portela

 

Às 16h30 de sábado, dia 7 de dezembro, em Leiria

Cartaz_Missa da Glória_Concerto de Natal 2019.jpg

 

O Concerto de Natal, tradicionalmente oferecido pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA) à cidade durante a quadra festiva, conta este ano com a Orquestra Filarmonia das Beiras, que, sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço, irá apresentar na igreja do Convento da Portela (Franciscanos) a “Missa da Glória”, de Giacomo Puccini, em conjunto com o Coro DeCa, da Universidade de Aveiro. O espetáculo de entrada gratuita está marcado para as 16h30 do próximo sábado, dia 7 de dezembro, e contará ainda com a participação do Coro de Iniciação e Coro de Câmara da Escola de Música do Orfeão de Leiria.

 

A primeira parte do espetáculo estará a cargo dos dois coros do Orfeão de Leiria, que irão interpretar várias obras de Natal, entre os quais se destacam temas como “Nasce cá dentro”, “Natal africano”, “Numa noite muito fria”, “O Natal de Peluche” ou “Baba Yetu”. Depois sobem então ao palco os tenores Ivo Magalhães e Salvador Ungaro, os barítonos Luís Freitas e Simão Nobre, e o baixo Eduardo Portugal, acompanhados pela Orquestra Filarmonia das Beiras, que serão os guias desta viagem até aos finais do século XIX, época à qual remonta a “Missa da Glória”, escrita em 1880 por Puccini.

 

Nesta “Missa da Glória” destaca-se a forma como o compositor combina a tradição secular da música sacra com o caráter tendencialmente operático de alguns números, uma prática comum na música sacra italiana do século XIX. Aos 22 anos de idade, Puccini escrevia, pela primeira vez, uma obra de grande dimensão, numa composição onde são já evidentes aspetos da sua capacidade e talento como melodista e orquestrador, que viriam a confirmar-se nas suas óperas.

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.