Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CONCERTO DE ÓRGÃO E CANTO 'SALVE REGINA' MARCA A AGENDA DO DIA 26 DE MAIO NA CAPELA DO PAÇO DUCAL DE VILA VIÇOSA Entrada livre, pelas 21h00

descarregar (3).jfif

A Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa acolhe mais um evento musical da temporada de concertos de 2023, organizada pelo Museu-Biblioteca da Casa de Bragança. Raquel Alão, soprano, Ana Ferro, mezzo-soprano e Sérgio Silva, órgão, compõem o cartaz da iniciativa. que decorre no dia 26 de maio, pelas 21h00.

Com este concerto, pretende-se levar o público numa viagem por algumas das orações marianas mais emblemáticas, muitas dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes, postas em música por alguns dos compositores mais importantes da História da Música Ocidental. Um concerto que convida à contemplação e à oração. 

Em Portugal, a devoção a Nossa Senhora é um elemento indiscutível da piedade pessoal, popular e nacional. A História de Portugal encontra-se inextricavelmente entretecida com a devoção à Santíssima Virgem. Desde os tempos da formação da nacionalidade, com as conquistas territoriais de D. Afonso Henriques e subsequente levantamento de Sés (todas, sem exclusão, dedicadas a Santa Maria), passando pelos Descobrimentos até à primeira consagração de Portugal ao Imaculado Coração de Maria, a 13 de Maio de 1931; a construção da nacionalidade é indissociável do culto mariano. A ela recorreram os navegadores e ainda recorre o povo português para protecção e intercepção. 

 

A Casa de Bragança contribuiu decisivamente para o culto mariano, através da coroação de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha de Portugal, por D. João IV, em 1646.

Programa:

  1. Laudamus Te (Gloria) – Antonio Vivaldi
  2. Esurientes Implevit (Magnificat) – Johann Sebastian Bach
  3. Quia respexit (Magnificat) – Johann Sebastian Bach
  4. Tiento de 2.º tono por Ge sol re ut Sobre la letania de la Virgen – Pablo Bruna
  5. Inflammatus et ascensus (Stabat Mater) – Giovanni Battista Pergolesi
  6. Vidit suum (Stabat Mater) – Giovanni Battista Pergolesi
  7. Quando corpus morietur… Amen (Stabat Mater) – Giovanni Battista Pergolesi
  8. Dois versos sobre os passos do cantochão de Ave Maris Stella – Manuel Rodrigues Coelho
  9. Qui sedes (Missa Grande) – Marcos Portugal
  10. Laudamus Te (Missa Grande) – Marcos Portugal
  11. Salve Regina – Joseph Rheinberger
  12. Expectans Expectavi Dominum (Oratorio de Noël) – Camille Saint-Saëns
  13. Ave Maris Stella – Léo Delibes
  14. Ave Maria –Gabriel Fauré


Biografias:

Natural de Lisboa, Raquel Alão estudou canto na E.M.C.N., sob a orientação da professora Filomena Amaro. Ganhou o Terceiro Prémio para Voz Feminina na edição de 2007 do Concurso Nacional de Canto Luísa Todi. É membro efectivo do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.