Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CONCERTO LANÇAMENTO // Disco Prémio Composição Bernardo Sassetti

99112aa1-f0d0-49a5-bb2a-ba6f94a34d88.jpg

 

Disco da 1ª edição do Prémio de Composição Bernardo Sassetti já tem data de lançamento

No próximo dia 19 de Outubro pelas 22h horas, o Salão Brazil – Coimbra recebe o Ensemble Portugal em Jazz para a apresentação do disco resultante da 1a edição do Prémio de Composição Bernardo Sassetti. O concerto, inserido no 4o aniversário do Salão Brazil, marca a abertura dos Encontros Internacionais de Jazz em Coimbra.

O Prémio organizado no âmbito do projecto Portugal em Jazz, pretende continuar o trabalho da Festa do Jazz/Sons da Lusofonia na divulgação e desenvolvimento das competências na área da composição de música improvisada, promovendo novos compositores portugueses. Vasco Miranda, vencedor da primeira edição, é uma maravilhosa surpresa no que a isto diz respeito e adivinha já um importante percurso na história do jazz nacional.

Dia 19, a irreverência estilística de Vasco Miranda ganha voz com os músicos André Murraças, André Pimenta, João Nuno Bernardo, Jéssica Pina, Mauro Gonçalves, Hugo Correia, Alex Rodriguez e o convidado especial João Mortágua.

 

O vencedor da primeira edição, Vasco Miranda, incorpora o espírito deste prémio, tendo colocado bem alta a fasquia para as edições que se iram seguir. As composições de Vasco Miranda contam histórias que não são meros pretextos para a improvisação - muito pelo contrário - são uma viagem onde a improvisação é um elo de ligação entre as partes escritas em que o improvisador tem de mergulhar e dar sentido para que a história fique completa.

CARLOS AZEVEDO,
músico, compositor, Júri do Prémio Composição Bernardo Sassetti


Foi de espanto a minha reacção ao ouvir pela primeira vez o piano e a musicalidade de Bernardo Sassetti ainda muito jovem! Foi também de espanto a sensação que tive ao ouvir pela primeira vez a música de Vasco Miranda, vencedor deste Prémio. Este espanto e admiração, que celebram a curiosidade, que relaciono com estas duas juventudes inquietas e tranquilas, estão impregnados na primeira edição do Prémio de Composição Bernardo Sassetti. Nós no Júri, composto por Mário Laginha, Carlos Azevedo e eu, ficámos muito impressionados com o vencedor desta edição e com a qualidade e originalidade da sua música. Tendo em conta alguns pontos de contacto entre os dois compositores quase que daria para dizer que houve aqui uma mão invisível do próprio Bernardo na selecção deste concorrente...

CARLOS MARTINS,
músico e programador. Presidente da Associação Sons da Lusofonia


+ info:
info@portugalemjazz.pt
www.portugalemjazz.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.