Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Concerto Solidário APCL - Ricardo Ribeiro, Lura, Carla Andrino e Carla Pires entre os artistas convidados

cdd98f19-141d-4656-a680-fd041d269fb4.png

 

O concerto solidário que a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) está a organizar no dia 17 de Outubro, no Teatro Armando Cortez, pelas 21h30, tem como principal objectivo dar a conhecer a actividade da instituição e apelar a uma maior participação de todos.

Para dar voz a esta causa, juntaram-se os fadistas: Ricardo Ribeiro e Carla Pires, a cantora cabo verdiana Lura, Mafalda Sacchetti, Paula Sá, The Guest e o Grupo de Dança de Moscavide. A apresentação fica a cargo das actrizes Carla Andrino e Sofia Nicholson.

Este concerto serve também para assinalar o Dia da Paralisia Cerebral que se celebra a 20 de outubro. Esta data visa desmistificar alguns preconceitos e mostrar à sociedade os problemas e desafios que sofrem diariamente as pessoas com paralisia cerebral, assim como as suas famílias.

São seis as palavras que identificam o trabalho da APCL: Reabilita, Ensina, Ocupa, Forma, Apoia e dá um Lar.

A APCL ajuda pessoas com paralisia cerebral e suas famílias desde 1960. Surgiu através de um grupo de pais que precisava de assistência para o desenvolvimento das capacidades dos seus filhos, por parte de técnicos especializados, para os desafios que a paralisia cerebral apresenta.

Ao longo destes 56 anos de actividade, foram muitas as crianças e adultos que a APCL acompanhou. E trabalha para, continuamente  encontrar soluções à medida das necessidades que vão surgindo.
Em Lisboa, iniciou-se com o Centro de Reabilitação, ao qual se seguiu a Escola de Ensino especial, o Centro de Actividades Ocupacionais, o Centro de Formação Profissional, o Apoio Domiciliário e os Lares Residenciais. Mais recentemente foram criadas respostas de Hidroterapia, Hipoterapia, Creche e Residência Autónoma. A APCL acolhe mais de 450 pessoas em 5 Equipamentos situados em Lisboa, Odivelas e Oeiras.

A instituição tem apostado na abertura à comunidade através de parcerias a nível local, nomeadamente com grupos de jovens que acompanham as actividades ocupacionais e também com idosos do centro dia que partilham actividades desportivas. Estas ações têm contribuído para uma maior integração social dos utentes, e para uma partilha de recursos e desenvolvimento de actividades conjuntas.

O contributo da APCL para melhorar a vida destas famílias é constante, e as respostas aos desafios que surgem tendem a a ser inovadoras mas sempre adequadas a cada caso, com vista ao desenvolvimento das suas capacidades, à concretização de um projecto de vida, e ao pleno exercício da cidadania.

 

 



Informações:
Dia 17 Outubro - 21:30
Teatro Armando Cortez (casa do artista)
Estrada da Pontinha, 7.
1600-584 Lisboa.
Telefone: 217 110 890
Preço do bilhete: 10 euros
Bilhetes à venda nos locais habituais: Teatro Armando Cortez, Ticketline.pt e equipamentos da APCL.