Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Concerto- Trevor Watts com Rodrigo Amado Motion Trio - 13 Julho,Cartaxo

cartaz TREVOR WATTS-RODRIGO AMADO.jpg

A Associação Manifestival tem por objetivo promover eventos que proporcionem ao público da nossa região o contacto com diferentes formas de expressão musical contribuindo paralelamente para a divulgação de novos artistas. Apostamos sempre na qualidade de som e de palco para permitir aos artistas exprimirem-se com as melhores condições.  Realizamos desde 2016 o Manifestival, evento de um dia com uma média de 6 atuações na Praça dos Imperadores em Manique do Intendente.

     Na ideia de originar um espaço de criação privilegiado a músicos convidados e promover a nossa região ao mesmo tempo, culminando num concerto final, vamos organizar uma residência artística com o saxofonista inglês Trevor Watts e com o Motion Trio de Rodrigo Amado no saxofone, Miguel Mira no violoncelo e Gabriel Ferrandini na bateria.

Pensamos que este modelo de residência é uma mais valia para a região e temos planos para outros eventos com outros músicos e outros estilos musicais.

     O saxofonista Trevor Watts é um dos mais conceituados improvisadores da história do jazz. Autor de uma discografia que ultrapassa os 60 discos como autor e líder, o seu percurso abrange uma grande variedade de estilos desde o jazz-rock ao afro-jazz, passando pelo jazz mais tradicional até ao mais vanguardista.  Para além do seu virtuosismo artístico, sempre imperou no seu trajeto a abordagem de novas sonoridades e o seu caractér positivo sempre à procura de novas sonoridades e colaborações.

Nascido em Inglaterra em 1939 possui uma carreira notável. Aqui vão alguns exemplos: em 1965 fundou os Spontaneous Music Ensemble; em 1967 os célebres Amalgam;  associações com Barry Guy e a London Jazz Composer´s Orchestra; as diversas formações da Moiré Music; tocou com Archie Shepp, Steve Lacy, Don Cherry, John Stevens, Keith Tippett entre outros; em 1981 e 1994 gravou para a editora ECM; gravou e tocou nos quatro cantos do mundo com as mais diversas formações e músicos; nos últimos anos a sua Celebration Band e a suas colaborações com Jamie Harris ou Veryan Weston teem sido louvadas.

    Rodrigo Amado Motion Trio é o trio português de música improvisada mais conceituado da atualidade com créditos reconhecidos em Portugal e no estrangeiro o que é atestado pela quantidade de concertos e festivais para os quais são convidados, desde os Estados Unidos à Rússia passando por grande parte da Europa. É um trio caracterizado pela exuberância e energia que demonstram nas suas atuações. Rodrigo Amado colabora noutros projetos diversificados sendo já autor de uma discografia que ultrapassa a dezena de discos, muitos deles com músicos internacionais.

Nomeado, pelo quarto ano consecutivo, pela prestigiada El Intruso International Critics Poll como um dos cinco melhores saxofonistas tenor em atividade, ao lado de Evan Parker, Joe Lovano, Ken Vandermark, Jon Irabagon, Ivo Perelman, Chris Potter ou Ingrid Laubrock, Rodrigo Amado acaba de editar "A History of Nothing" (Trost), o segundo álbum do quarteto que mantém com três das mais importantes figuras do jazz livre actual - Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano. Com esta formação ou à frente do seu Motion Trio, com Miguel Mira e Gabriel Ferrandini, Amado passou nos últimos anos por inúmeras salas de referência como o DOM em Moscovo, Jazz House em Copenhaga, Cafe Oto em Londres, Pardon To Tu em Varsóvia, De Singer em Antuérpia, Manufaktur em Estugarda ou a State Philharmony Hall em Oradea, vendo o seu trabalho aclamado em publicações internacionais de referência como a revista The Wire, ou os jornais El País e Folha de São Paulo. Com uma série de novas tours previstas para 2019, nos Estados Unidos e na Europa, Amado afirma-se, cada vez mais, como um dos mais destacados improvisadores Europeus. Como refere o crítico e escritor norte-americano Stuart Broomer nas liner notes que escreveu para "This Is Our Language", "Amado is an emerging master of a great tradition, more apparent with each new recording or performance."

O Rodrigo Amado Motion Trio esteve presente no Manifestival 2016, realizado na nossa região.

    Os músicos permanecerão entre nós entre 9 e 15 de Julho. Durante a sua estadia pretendemos mostrar e dar a experienciar o nosso modo de ser e estar.

O nosso conceito de residência artística tem por base propiciar um ambiente criativo propício ao desenvolvimento de processos de troca e interação entre os músicos.

Vamos alojá-los em espaço confortável que favoreça o conhecimento mútuo e troca de ideias.

Todos os dias proporcionaremos local e espaço para tocarem, seja na casa onde estarão alojados, seja em espaço público a definir fomentando assim o relacionamento entre os artistas culminando no concerto dia 13 de Julho no Centro Cultural do Cartaxo.

Dentro do espírito criativo que os caracteriza, estes virtuosos músicos aceitaram o nosso desafio e apresentar-se-ão no dia 13 de Julho no Centro Cultural do Cartaxo para um concerto que será por certo memorável.

Agradecemos à Câmara Municipal do Cartaxo e à Direção do Centro Cultural todo o apoio e incentivo. Sem eles este evento não seria possível.

É para nós uma grande honra poder organizar tal encontro único, assim como proporcionar aos amantes de jazz e de música da nossa região, um grande momento.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.