Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"Concertos com História" descobrem o Brasil através da Rota Magalhânica

Orfeão de Leiria apresenta espetáculo em vídeo

 

O ciclo “Concertos com História”, promovido pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA), está de regresso com mais um concerto, que propõe uma viagem até ao Brasil para dar a conhecer a Rota Magalhânica. Devido às limitações impostas pela pandemia de Covid-19, o concerto foi gravado no Centro de Diálogo Intercultural (CDIL) da Igreja da Misericórdia, em Leiria, estando já disponível no canal de Youtube do OLCA (https://bit.ly/2UO4M6p).

 

Promovido no âmbito do projeto “Inter’Artes – Interculturalidade”, o concerto tinha como objetivo promover a confluência de culturas através da música e da dança, entre as diversas nacionalidades presentes em Leiria, tendo em conta a viagem de Fernão de Magalhães. O trabalho contou com a colaboração dos professores e alunos do Orfeão de Leiria, estudantes do Politécnico de Leiria e alunos do Agrupamento de Escolas D. Dinis.

 

O espetáculo, agora disponível na internet, associa-se à evocação do quinto centenário da primeira Viagem de Circum Navegação de Fernão de Magalhães, pelo seu interesse universal, e pelo facto de ter sido um dos grandes navegadores que utilizaram, para orientação astronómica, o Almanach Perpetuum, de Abraão Zacuto, impresso em Leiria.