Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Concurso de Bandas Filarmónicas é marca distintiva da dinâmica cultural de Braga

Evento decorre no Forum Braga a 17 e 18 de Novembro

Concurso de Bandas Filarmónicas é marca distintiva da dinâmica cultural de Braga

 

4.jpg

 

Braga volta a receber o Concurso de Bandas Filarmónicas, um evento já consolidado no panorama cultural da Cidade e que regressa ao Forum Braga nos dias 17 e 18 de Novembro. A iniciativa, que vai na sua quinta edição, assume-se como uma “marca distintiva da dinâmica cultural Bracarense”, pela visibilidade que dá à música e às bandas filarmónicas junto das comissões de festas de todo o país.

“Este concurso tem vindo a registar um crescimento sustentado, constituindo-se já como uma imagem de marca do Concelho. Além de contribuir para a formação de públicos e dar visibilidade à música filarmónica, o evento tem o condão de divulgar o trabalho fundamental que as bandas realizam enquanto centros de ensino da música, reforçando a importância que estas instituições têm no desenvolvimento cultural das regiões onde estão inseridas”, referiu Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do evento, que decorreu esta quinta-feira, 21 de Junho, em pleno parque da Ponte.

Organizado pelo Município de Braga, com a colaboração da Associação de Festas de São João e do Conservatório Calouste Gulbenkian, e apoio da ‘Afinaudio’ e ‘Sons do Clássico’, o concurso terá a participação de 15 bandas filarmónicas nacionais e internacionais, que trazem a Braga cerca de mil músicos durante os dois dias do evento. As inscrições decorrem de 1 a 10 de Agosto para as bandas do distrito de Braga. Após esta data, e até 10 de Setembro, as inscrições ficam abertas para bandas de outras regiões.

Além de uma peça de aquecimento e de uma peça livre, todas as bandas terão que interpretar uma peça obrigatória encomendada especialmente para o concurso ao compositor bracarense Osvaldo Fernandes, mantendo-se a temática das Festas de São João de Braga.

Os prémios monetários serão mantidos para os três primeiros classificados e o acesso às festas de São João está reservado para os seis primeiros classificados, confirmando-se assim a aposta da Associação de Festas de São João de Braga em escolher as melhores bandas para abrilhantar as festividades sanjoaninas. As bandas classificadas entre o sétimo e o décimo lugar receberão instrumentos musicais e a banda do distrito de Braga melhor classificada garante a gravação de um CD.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.