Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Concurso internacional de arte floral, em S. João da Madeira. Iniciativa decorre pela primeira vez em Portugal

Arte%20Floral%20-%20Araik%20Galstyan.jpg

 

Evento aberto ao público nos dias 8 a 9 de setembro, em S. João da Madeira

 

CASA DA CRIATIVIDADE ACOLHE GRANDES

DESIGNERS FLORAIS DE INTERNACIONAIS

 

 

Um dos principais concursos mundiais de Arte Floral decorre pela primeira vez em Portugal e conta com um dos maiores nomes da especialidade. Araik Galstyan já está em S. João da Madeira, vindo de Moscovo, onde tem a sua escola internacional de design floral.

Vários dos melhores designers florais do mundo reúnem-se em S. João da Madeira para participarem no evento “Flowers World Portugal - International Cup 2016”. Este evento decorre ao longo desta semana, na Casa da Criatividade, sendo os últimos dois dias abertos ao público em geral.

Na quinta-feira de manhã, às 10h00, na Praça 25 de Abril (em frente à Casa da Criatividade), os participantes no concurso vão estar a atuar ao vivo na elaboração de cerca de duas dezenas de instalações de rua com flores, que ficam patentes no local até 18 de setembro.

 

Arranjos florais em… banheiras de ferro

De uma forma diferenciadora, e com a colaboração da empresa Recor (da vizinha localidade de Arrifana), esses arranjos são realizados em banheiras de ferro fundido – e não nos habituais vasos -, numa alusão a um dos produtos marcantes da antiga metalúrgica Oliva, que faz parte da história de S. João da Madeira e cujos edifícios albergam hoje espaços municipais inovadores como a Oliva Creative Factory ou o welcome center dos Circuitos pelo Património Industrial sanjoanense.

Esse momento assinala o início da competição internacional que continuará logo após no interior da Casa da Criatividade, vertente do evento para a qual é necessário bilhete de entrada, tal como acontecerá durante o dia de sexta-feira, com parte da receita a reverter para os Bombeiros de S. João da Madeira.

Mas, tal como na véspera, também na última noite deste evento há programação ao ar livre gratuita, com um desfile e show de arte floral, às 21h00, de novo na praça em frente à Casa da Criatividade, a que se seguirá a entrega de prémios e o encerramento oficial do concurso.

 

Nomes grandes da arte floral

Este “Flowers World Portugal - International Cup 2016” tem a chancela de qualidade de Araik Galstyan, um dos maiores nomes mundiais da arte floral, várias vezes premiado a nível internacionais, que já se encontra em S. João da Madeira a realizar workshops inseridos no programa do evento.

Além de júri do concurso, este arménio residente em Moscovo – onde tem uma escola internacional da arte que o tornou famoso – será um dos intervenientes nas demonstrações a realizar durante o evento de S. João da Madeira, assim como Carlos Alberto Gonçalves, um nome da “casa” que é já uma referência nesta área, sendo dirigente da Associação Portuguesa de Floristas e Decoradores (APFD). 

No seu currículo deste sanjoanense destaca-se a participação em vários eventos florais no nosso país, assim como a conquista de primeiros prémios e outros lugares honrosos em Portugal e no estrangeiro.