Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Concurso Internacional de Fotografia: Emergentes dst | Aberto o período de candidatura | Prémio no valor de 7500 euros

Imagem_Emergentes%20dst.jpg

 

O Grande Prémio de Fotografia Emergentes dst, promovido pelo grupo dst e organizado pelos Encontros da Imagem, regressa com um prémio pecuniário de 7.500 euros, uma das mais importantes distinções desta área atribuídas em Portugal. Integrado nos “Encontros de Imagem – Festival Internacional de Fotografia”, o concurso visa premiar o melhor trabalho de fotografia contemporânea, assumindo-se como uma plataforma privilegiada para cada artista receber um feedback devidamente fundamentado sobre a sua obra, o que, eventualmente, lhe poderá abrir portas para outros projetos expositivos ou editoriais. O vencedor será anunciado a 24 de setembro, na gala de entrega do prémio a realizar-se no Theatro Circo, em Braga.

A expectativa de candidaturas para esta edição é uma das maiores dos últimos anos, uma vez que as edições anteriores têm revelado um crescendo de participações, oriundas dos mais variados cantos do mundo. O objetivo para este ano é o de conquistar mais de mil candidaturas ao Prémio Internacional de Fotografia Emergentes dst, consolidando de forma definitiva este prémio em Portugal e noutras geografias além-fronteiras.

O conjunto das fotografias dos vinte finalistas selecionados pelos críticos estará exposto durante a cerimónia de anúncio do vencedor do prémio “Emergentes dst” e ficará patente, no Salão Nobre do Theatro Circo, até ao fim do Festival Internacional da Fotografia, que termina a 5 de novembro.

Para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst, esta edição do Prémio de Fotografia Emergentes dst “promete ser a maior de sempre, reforçando o lugar central que esta distinção ocupa em Portugal na promoção da fotografia enquanto forma de manifestação artística”, frisando ainda que “esta é uma oportunidade única para refletirmos o mundo através da lente de diferentes fotógrafos, nacionais e internacionais, estabelecendo a cultura como veículo privilegiado para uma visão diferente de tudo aquilo que nos rodeia”.

 

Regulamento Emergentes dst

A primeira fase do «Emergentes dst» é de pré-seleção, com os candidatos a necessitarem apenas de submeter online um projeto fotográfico que não exceda as 20 imagens (preto e branco ou cor) em formato digital. O portfólio deverá ser original e recente e enviado até ao dia 24 de julho de 2016. O custo de pré-inscrição é de 30 euros e deverá ser efetuado por transferência bancária à ordem dos Encontros da Imagem. Um comité de pré-seleção especializado elegerá 70 autores que serão convidados a submeter os seus portfólios à posterior análise de especialistas e críticos de fotografia e artes visuais. Nesta fase serão valorizados critérios como interesse, originalidade e coerência dos projetos, bem como a qualidade conceptual das obras. Os finalistas serão informados dos resultados até ao dia 1 de agosto. Numa segunda fase, os candidatos selecionados devem escolher oito especialistas para a leitura do seu portfólio, até ao dia 15 de agosto, leitura essa que terá lugar no decorrer do Festival Encontros da Imagem, nos dias 21 e 22 de setembro.

 

As inscrições ao prémio podem ser efetuadas em http://encontrosdaimagem.com/pt/2016/award/

 

 

ENCONTROS DA IMAGEM

Com 27 anos de existência, os Encontros da Imagem apresentam em 2016 a XXVI edição do Festival, que irá decorrer de 20 de setembro até 5 de novembro, contando ainda com uma semana de abertura de 20 a 25 de setembro. Nesta edição, é gerado um campo de criação dinâmica e social em que fotógrafos, artistas, curadores e estudiosos são convidados a explorar o tema da Felicidade, Memória e Revelações. O Festival, com origem em Braga, apresenta um conjunto de atividades que promovem a fotografia contemporânea, quer através de um núcleo expositivo, quer através de ações como workshops, masterclasses, projeções e livros de fotografia.