Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Conferência em Oeiras, «Leonardo da Vinci - O Homem Universal» pelo Prof. José Carlos Fernández

conferência «LEONARDO DA VINCI – O HOMEM UNIVERSAL» proferida pelo Prof. José Carlos Fernández, escritor, filósofo e Director Nacional da Nova Acrópole, que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, nesta quinta-feira, 1 de Outubro, às 19h30. A entrada é livre.

 

sem nome (4).png

 

«Se desejamos encontrar um modelo de ser humano completo, exercitando-se em todos os ramos do saber e do fazer, ávido de um conhecimento global, não sectarizado; voltamos o nosso olhar para o Renascimento. Uma vez que aí os sábios penetravam, ao mesmo tempo, nos mistérios da filosofia, da poesia e da música, das ciências, da técnica e da arquitectura, da engenharia, da arqueologia, das artes plásticas e da política… e ainda (e geralmente em primeiro lugar) no Hermetismo ou Esoterismo (se bem que este termo hoje está infelizmente muito adulterado). E se dentro do Renascimento procuramos o arquétipo, o modelo ideal e perfeito, temos que mencionar o nome de Leonardo da Vinci, génio em todos os ramos do saber e do fazer, abrindo novos caminhos (alguns adiantados mais de meio milénio no futuro e ainda há muitos enigmas por desvelar no que respeita à sua obra) na pintura, na ciência, na engenharia e na arquitectura, na matemática e geometria sagrada, na medicina, etc.

A sua alma é como a de um perfeito diamante facetado, aberto à luz do ideal e do futuro, e a sua obra, onde esta se reflecte, um espelho onde podemos aprender verdades fundamentais sobre a vida, a natureza, e sobre nós próprios, ou seja, sobre o caminho que nos conduz ao próprio coração do universo.

Inclinemo-nos juntos a observar neste espelho mágico!» (José Carlos Fernández)

 

Informações:

oeiras-cascais@nova-acropole.pt Tel. 963 925 758