Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Conferência Internacional sobre Inovação, Sustentabilidade e Regeneração - 16-17 NOV PORTO

Conferência Internacional sobre Inovação, Sustentabilidade e Regeneração - 16-17 NOV PORTO

A decorrer entre 16 e 17 de novembro, na Universidade Católica no Porto

image004.jpg

Inspirar, desafiar e promover a mudança pela Sustentabilidade e Regeneração são os grandes objetivos do INSURE.hub, uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa no Porto com a Planetiers New Generation, que realiza a sua 3ª Conferência Internacional, entre os dias 16 e 17 de novembro. Manuela Veloso, especialista em Inteligência Artificial e Head of J.P. Morgan AI Research, fará um keynote sobre “Inteligência Artificial e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades”,  estando os comentários a cargo do teólogo Alexandre Palma, Durante a tarde, serão apresentados estudos de caso de empresas como a Bondalti, a IMSA, a Mendes Gonçalves, a Domus Social, a Sarcol e a Água Monchique. Um evento de entrada livre, mas sujeito a inscrição obrigatória.

 

Líderes nas áreas da Sustentabilidade e Regeneração em empresas e na academia vão marcar presença na 3ª Conferência Internacional do INSURE.hub, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Dividida em dois dias, a 3ª Conferência Internacional do INSURE.hub terá dois momentos: a vertente académica (16 de novembro), dedicada a apresentações académicas e à discussão de como organizações e universidades podem colaborar para a promoção da inovação e sustentabilidade; e a vertente das empresas (17 de novembro), que contará com a apresentação de seis estudos de caso e a intervenção de Manuela Veloso, Head of J.P. Morgan AI Research e professora na School of Computer Science da Carnegie Mellon University.

 

Ao longo destes três anos de atividade, sentimos um importante acolhimento para uma dinâmica de aproximação do setor empresarial e associativo ao académico, tendo como pano de fundo a cooperação e a criação de redes de aprendizagem mútua,” refere João Pinto, co-líder do INSURE.hub e docente da Católica Porto Business School. Manuela Pintado, co-líder do INSURE.hub e diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia, adiciona que “pretendemos que esta conferência demonstre a importância do INSURE.hub como iniciativa transformadora e de partilha de conhecimento transdisciplinar e inovador, essencial para o cumprimento das metas da Europa para 2030 e do Pacto Ecológico Europeu.” António Vasconcelos, co-líder do INSURE.hub e co-fundador da Planetiers New Generation salienta que “queremos trabalhar com maior afinco a temática da literacia em sustentabilidade e regeneração e a articulação entre o setor empresarial e as novas gerações.”

 

No dia 16 de novembro, Peter Hanenberg, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, falará sobre “Inovação, Sustentabilidade e Regeneração como componente chave da Responsabilidade Social das Universidades”. O tema “O Green Deal e o modelo económico da EU” será apresentado por Annette Bongardt e por Francisco Torres, docentes da Católica-Lisbon, e moderado por Jorge Portugal (diretor da COTEC). Ao longo do dia serão também efetuadas várias apresentações de trabalhos de investigação em áreas científicas diversas, mas unidas pelos temas da sustentabilidade e regeneração. A mesa-redonda sobre “Inovação e Sustentabilidade: como podem as universidades e as organizações convergir e colaborar?”, moderada por Paula Castro (diretora da Escola Superior de Biotecnologia), contará com a presença de Jenny Lao Phillips (diretora da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de São José - Macau, China); de Ricardo Ferreira Reis (diretor do CESOP da Universidade Católica Portuguesa); de Filipe Araújo (vice-presidente da Câmara Municipal do Porto); e de Miguel Pinto (managing director da Continental Advanced Antenna Portugal e membro da direção da Associação Empresarial de Portugal - AEP).

O segundo dia, 17 de novembro, será dedicado ao setor empresarial, através da apresentação de estudos de caso pela entidades: Bondalti,  Ingenio Magdalena, Casa Mendes Gonçalves, Domus Social, Sarcol e Água Monchique. “Inteligência Artificial e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades” é o tema do keynote da especialista internacional Manuela Veloso, com comentários de Alexandre Palma, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. A fechar o evento haverá a entrega do Prémio MDS, para a melhor apresentação na vertente académica, e um breve ponto de situação sobre as perspetivas de desenvolvimento do INSURE.hub, uma iniciativa qye conta já com cerca de 70 entidades parceiras

 

A 3ª Conferência Internacional do INSURE.hub - Innovation in Sustainability and Regeneration decorrerá entre os dias 16 e 17 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

//