Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"Contágios - 2500 anos de pestes", de Jaime Nogueira Pinto, editado amanhã pela Dom Quixote

contagiosjpg.jpg

 

A Dom Quixote edita amanhã, 25 de Julho, “Contágios”, de Jaime Nogueira Pinto, obra que percorre dois mil e quinhentos anos de história, arte, literatura e ciência para contar como temos vivido e morrido em tempos de pandemia. Da peste negra, à gripe espanhola, passando pelo Ébola, até à SIDA ou ao Covid-19, o autor tenta perceber com as epidemias afectaram a humanidade e as consequências políticas, sociais e culturais que trouxeram.

“Este ano de 2020 – e a data tem tudo para fascinar os cabalistas e os cabalísticos – ficará como um novo Ano da Peste, como 1348 para a Europa tardo‑medieval, 1665 para a Londres da Restauração e 1918 para o mundo pós‑Grande Guerra. Anos de peste, de pragas, de epidemias, de pandemias, de incertezas, de medos, de inseguranças. “

Recorrendo a fontes históricas tão diversas quanto o Livro do Apocalipse, a peça Édipo Rei, os estudos médicos de Galeno, a pintura Danças Macabras de Bernt Notke, o poema Nós, de Cesário Verde, ou o filme Philadelphia, com Tom Hanks, “Contágios” faz uma cronologia das principais epidemias que afectaram a humanidade e faz o balanço histórico das suas consequências políticas, sociais e culturais.

“Os contágios político‑ideológicos vieram no meio dos contágios da peste e encontraram no caos da pandemia um meio propício. E em certo sentido, sempre assim foi: as pestes sempre abalaram, influenciaram, condicionaram e muitos governantes, governos e regimes políticos foram julgados pelos povos em função do modo como lidaram com as pandemias. Agora não será diferente – nos regimes em que tal juízo e julgamento sejam feitos em liberdade. Por isso os líderes das potências que aspiram à hegemonia mundial cruzam acusações. Este é também um tempo em que ao radicalismo da Esquerda responde um radicalismo à Direita, que é também uma rebelião votante das massas populares contra a ordem político‑cultural reinante. Esta versão gramsciana da luta de classes, em que as armas são o uso e abuso da manipulação da informação generalizou‑se: nas notícias, as contagens dos mortos da Covid‑19 nos Estados Unidos, no Brasil ou no Reino Unido são dadas para que os leitores, ouvintes ou espectadores sintam que cada morto é vítima mais ou menos directa das políticas erradas, reaccionárias e proto‑fascistas de Trump, Bolsonaro ou Boris Johnson. No lado oposto, imputam‑se os mortos ao ‘vírus chinês’ ou a uma conspiração da grande oligarquia mundialista, numa aliança secreta e diabólica entre marxistas culturais e capitalistas mundiais, para impor ao mundo uma nova ordem.”

JAIME NOGUEIRA PINTO nasceu no Porto em 1946, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e é doutorado pelo ISCSP. Foi director do jornal O Século, administrador da Bertrand e trabalha na área de consultoria estratégica. É presidente da FLAC – Fundação Luso- -Africana para a Cultura, colabora regularmente nos media portugueses e tem escrito sobre temas de Ciência Política e História Contemporânea. Obras de Jaime Nogueira Pinto na Dom Quixote: Portugal, Ascensão e Queda – Ideias e Políticas de uma Nação Singular, O Islãoe o Ocidente – A Grande Discórdia, Portugal– Os Anos do Fim, Bárbaros e Iluminados –Populismo e Utopia no Século XXI.