Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“Conversas Sem Margens” – 9 mar./Palmela - Documentário recupera vida de mulheres na clandestinidade

Conversas Sem Margens.jpg

No dia9 de março, às 16h00, as “Conversas Sem Margens” apresentam o documentário “Às escondidas elas também fizeram a revolução”, na Biblioteca Municipal de Palmela.

Trata-se de um trabalho jornalístico realizado pela revista digital Divergente, que recupera o quotidiano de duas mulheres durante a clandestinidade, durante a ditadura – Luísa Tito de Morais e Maria Machado Pulquério – e apresenta uma compilação de nomes e moradas de casas onde várias mulheres viveram clandestinas antes do 25 de Abril. Esta sessão, com entrada gratuita, contará com a presença das protagonistas.

“Às escondidas elas também fizeram a revolução” tem a assinatura da jornalista Rafaela Cortez e edição e coordenação de Diogo Cardoso, Luciana Maruta e Sofia da Palma Rodrigues.

Saiba mais em https://www.elas-fizeram-revolucao.divergente.pt/.

 

 

“Há mais quatro “Conversas Sem Margens” em 2024

 

Estão previstas mais 4 sessões das “Conversas Sem Margens”: Visionamento do filme “Conceição Matos: Coragem Hoje, Abraços Amanhã” e apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo” da URAP (6 abril); apresentação do livro “Liberdade no feminino: 50 anos de abril, 50 mulheres, 50 testemunhos”, de Alexandrina Pereira (13 junho); apresentação do livro “Exílios no feminino” da Associação de Exilados Políticos 61/74 (29 julho) e apresentação do livro “Exílios no feminino”, da Associação de Exilados Políticos 61/74 (14 setembro).

“Conversas Sem Margens” é uma iniciativa do Município de Palmela, enquadrada pelas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 que contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 10 (Reduzir as Desigualdades) e 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos).

Mais informações: 212336632 e biblioteca@cm-palmela.pt .

As “Conversas Sem Margens” contribuem para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5  - Igualdade de Género 10  - Reduzir as Desigualdades e 17  - Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

.