“CRÓNICAS EM TEMPO DE GUERRAS” APRESENTADAS EM LOULÉ
É apresentada no dia 22 de julho, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, a obra “Crónicas em tempo de guerras”, de Nuno Pereira da Silva.
“Crónicas em tempo de guerras”, escrito em 2023, é um livro um pouco mais extenso por ter deflagrado neste ano uma nova guerra entre Israel e o Hamas, algo que para um analista militar, de estratégia e de Ciência Política é um desafio diário.
Analisar um conflito tendo por base as ferramentas que nos dão a tática, a estratégia, e as teorias da Ciência Política e das Relações Internacionais, não é uma tarefa fácil, embora haja um fio condutor entre elas, pois necessita de muita reflexão, e análise dos factos, e distinguir o que é informação e o que é contrainformação.
Tentar fazer uma análise independente, sem andar atrás das narrativas, é de certa forma um ato de Quixotesco, pois muitas vezes elas são contra as da maioria dos analistas em Portugal, muito pró-NATO, muito pouco europeus e muito pouco independentes.
O livro pretende no final e em termos de conclusão responder às questões relativas ao que será no futuro a Nova Ordem Mundial, que se está a desenhar, e caso Trump ganhe as eleições nos EUA quais serão as consequências nessa disputa pelo poder global.
Nuno Pereira da Silva é Coronel de Infantaria na Reforma com o Curso de Estado Maior. É mestre em Ciências Militares, pós-graduado em Ciência Política e Relações Internacionais e doutorando em Ciência Política. Atualmente exerce as funções de Secretário da Assembleia Geral da Revista Militar, é Vice-Presidente da Assembleia Geral da Cruz de Malta e membro do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES.
Esta iniciativa tem entrada livre.