Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CRUZES CANHOTO | NOVA GALERIA | ARTE BRUTA PRIMITIVA POPULAR

cartaz.jpg

 

Há uma nova galeria de arte na zona de Miguel Bombarda, no Porto, com uma proposta radicalmente diferente de todas as outras galerias existentes na cidade. 

 

Dos Diabos de Júlia Côta (Manhente, Barcelos, Portugal) até às Vivian Girls de Henry Darger (Chicago, EUA), passando pelas máscaras do povo Songye (República Democrática do Congo), há todo um mundo virgem, bruto e primitivo, de magia, mito e fantasia, à espera de ser descoberto.

 

Dedicada à promoção e divulgação das artes bruta, primitiva e popular, a Cruzes Canhoto propõe-se embarcar na aventura de desvendar esse universo fantástico de uma forma apaixonada, indiferente às questões teóricas sobre artes maiores ou menores, e deixando, do mesmo modo, a antropologia para quem de direito.

 

É na apreensão da arte por meio da emoção estética que se irá colocar sempre o acento nas múltiplas actividades que a galeria pretende levar a efeito, sejam elas exposições, edição de textos, produção de audiovisuais ou organização de eventos.

 

No âmbito da arte outsider, está actualmente patente, até 31 de Janeiro, a exposição “O Senhor Cerqueira & The Artbreakers” que apresenta uma selecção de trabalhos produzidos nos ateliers de expressão plástica da Cercica (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais). A responsabilidade da escolha é da Cruzes Canhoto, que assume a organização, a curadoria e a promoção do evento.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.