Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Cumpriu-se a tradição do "Içar do Mastro" ou “Painel” a um mês do início das Festas do Barreiro

Festas%20do%20Barreiro%202016_Icar%20do%20Mastro34

 

De 12 a 21 de agosto

 

Cumpriu-se a tradição do "Içar do Mastro" ou “Painel” a um mês do início das Festas do Barreiro

 

Cumpriu-se, mais uma vez, a tradição do "Içar do Mastro" (ou “Painel”) a, exatamente, um mês do início das Festas do Barreiro. Marcaram presença neste ato simbólico, realizado ao início da noite de ontem, terça-feira, 12 de julho, no Largo em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, a Vereadora da Cultura e, simultaneamente, Presidente da Comissão de Festas, Regina Janeiro, a Presidente da Associação de Mulheres com Patologia Mamária (AMPM), Fernanda Ventura, e outros membros da Comissão, Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste e Banda Municipal do Barreiro, entre populares que não quiseram deixar de testemunhar o momento.

 

“Que estas Festas sejam um motivo de orgulho para toda a população do Barreiro”, disse a Presidente da AMPM. “Desejando que daqui a um mês todos estejamos aqui”, o Presidente da CMB fez um convite generalizado para a população visitar o evento.

 

Este ato simbólico das Festas do Barreiro foi recuperado na edição 2015. O levantar do «Mastro», também conhecido por «Painel», era uma tradição antiga: era colocado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário lembrando o passado piscatório e a lenda da chegada da imagem da Santa ao Barreiro. Era colocado um «Mastro» de tartaranha (que estavam à popa e proa da Muleta), mais tarde passaram a ser mastros de fragata ou dos lugres bacalhoeiros. Esta tradição manteve-se até 1972.

 

As Festas do Barreiro 2016, recorde-se, realizam-se de 12 a 21 de agosto. A programação do Palco das Marés abre com os “Anjos” e encerra com “Os Azeitonas”. O Programa do maior palco do evento é o seguinte (todos os Concertos com início às 22h00):

12 agosto, sexta-feira - Anjos

13 agosto, sábado - Los Cavakitos

14 agosto, domingo - Urbanvibsz

15 agosto, segunda-feira (feriado) - Banda Municipal do Barreiro

16 agosto, terça-feira - MCB Band

17, agosto quarta-feira - Marco Paulo

18 agosto, quinta-feira - Pista

19 agosto, sexta-feira - Jorge Serafim e as Vozes da Cal

20 agosto, sábado - Bonga

21 agosto, domingo - Os Azeitonas

 

Secretariados em funcionamento

 

O Secretariado do evento encontra-se em funcionamento no Mercado 1º de Maio. Contacto telefónico: 212068640O Secretariado da MEI - Mostra Empresarial e Institucional funciona no Gabinete de Apoio ao Empresário | Paços do Concelho - Edifício da Câmara Municipal do Barreiro | Rua Miguel Bombarda, até 29 de julho, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00. Contactos: gae@cm-barreiro.pt – 212 068 058 / 212 068 056.

 

Comissão de Festas composta por: Associação de Mulheres com Patologia Mamária, Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro - Corpo de Salvação Pública, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, Banda Municipal do Barreiro, Câmara Municipal do Barreiro, Instituto dos Ferroviários, Jardim de Infância D. Pedro V, Memória Colorida - Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF, Moto Clube do Barreiro, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, Rumo - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, “Vem Vencer” - Associação de apoio a Crianças, Idosos e Pessoas com Deficiência, Centro Jovem Tejo, SOS Bicharada – Associação de Defesa Animal do Barreiro e Grupo de Dadores de Sangue do Concelho do Barreiro.

 

Mais informações sobre as Festas do Barreiro 2016 podem ser encontradas no Sítio Oficial da Câmara Municipal do Barreiro na Internet, página http://www.cm-barreiro.pt/pages/1064.

 CMB