Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CURSO DE FILOSOFIA PRÁTICA | Aula de apresentação com entrada livre na próxima terça-feira

image002.jpg

 

Assista gratuitamente à aula de apresentação do CURSO DE FILOSOFIA PRÁTICA Sabedoria viva das antigas civilizações
Aula de apresentação: Quarta, 26 de Janeiro, às 20h Horário: Terças das 20h às 22h, 20 sessões Local: Salão Nobre da Fundição de Oeiras | Oeiras (junto à estação de C. F.)
Formadores: PAULO ALEXANDRE LOUÇÃO Historiador e filósofo
SEVERINA GONÇALVES Escritora e formadora em filosofia prática
Valor do curso: 120 euros (pagamento possível em duas prestações) Desconto de 50% para jovens até aos 30 anos

 

«Nos tesouros do pensamento do Oriente e do Ocidente - um verdadeiro património imaterial da Humanidade - encontramos ideias e soluções para enfrentar os desafios da actualidade e alcançar a realização individual e harmonia nas relações humanas. Este curso destina-se a todos aqueles que se perguntam sobre a arte de Ser e as leis da natureza, e desejam aprofundar o seu sentido. Essa mesma demanda estimulou os grandes sábios das antigas civilizações que deixaram o seu legado pleno de ensinamentos atemporais, perfeitamente actuais, e práticos, para o Homem do século XXI. Nesta perspectiva, a Filosofia é uma via de transformação interior e desenvolvimento pessoal.» (Paulo Loução)

Inscrições e informações: oeiras-cascais@nova-acropole.pt Tlm 963 925 758
PROGRAMA DE ESTUDOS
I. CONHECE-TE A TI MESMO 01. A arte de aprender a viver. Livre de preconceitos. 02. Harmonizar pensamento, sentimento e acção. Concretizar as ideias. (filosofia grega) 03. Religar-se à natureza. As setes leis da natureza dentro do ser humano. (filosofia indiana) 04. A libertação do sofrimento. (filosofia budista) 05. Caminho de evolução e via filosófica. (Tibete)
II. VIVER COM OS OUTROS 06. A consciência colectiva e a responsabilidade individual. (Platão) 07. Valores duráveis e valores passageiros. As armadilhas do sectarismo e do fanatismo. 08. As chaves para viver em conjunto. Como conciliar o interesse particular com o interesse geral. (Confúcio e sabedoria egípcia)
III. COMPREENDER O MUNDO 09. Os motores da História. Causas morais das crises. Materialismo e sociedade de consumo. 10. Estabilidade e mudança. Mitos e valores fundamentais das civilizações. 11. Construir um futuro durável. Compreender os ciclos históricos e viver as mudanças. 12. De espectador a protagonista na História. Perspectivas para um renascimento cultural.

 

Organização: Nova Acrópole Oeiras-Cascais

Apoio: Câmara Municipal de Oeiras

https://www.facebook.com/events/203960753283070/

 

O Curso de Filosofia Prática no programa de rádio Prova Oral (Antena 3), com Fernando Alvim:

http://www.rtp.pt/play/p260/e221377/prova-oral