Curso no Museu do Oriente dá a conhecer a Coreia contemporânea | 17 de Outubro a 21 de Novembro
17 de Outubro a 21 de Novembro
Curso no Museu do Oriente dá a conhecer
a Coreia contemporânea
Uma reflexão sobre a dinâmica actual da Coreia do Sul à luz das transformações sociais, políticas e económicas no país, desde o final da Guerra Civil, em 1953, é o objectivo do curso “A Coreia contemporânea e global” que o Museu do Oriente organiza aos sábados, de 17 de Outubro a 21 de Novembro.
Depois de PSY e “Gangnam Style”, já ninguém pode ignorar o fenómeno da cultura pop sul-coreana e o sucesso de um país que é, hoje, a 11ª economia mundial e um dos membros do grupo selecto dos G-20.
É apenas o segundo país asiático (com o Japão) a fazer parte da OCDE, o clube dos países ricos e desenvolvidos, e na última década tem escalado rapidamente o Índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ultrapassando a Dinamarca, Finlândia, Áustria e Reino Unido. Mas não era isto que se esperava do país no final de 1953, após a devastação e divisão da península pela guerra civil. Passados 60 anos, a Onda Coreana (Hallyu) e a crescente globalização de marcas sul-coreanas como a Samsung, Hyundai ou LG revelam a força, capacidade de transformação e adaptação de uma das maiores e mais vibrantes economias e democracias globais.
Questões como o fenómeno do K-Pop e a revolução da internet, as novas demografias e o confronto geracional, os valores liberais e a ‘pyongyangologia’, são alguns dos assuntos abordados ao longo de seis sessões, por Luís Mah, coordenador deste curso e professor auxiliar convidado no mestrado em Estudos Asiáticos, da Universidade Católica Portuguesa, e no mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).
“A Coreia contemporânea e global” é organizado pelo Museu do Oriente em parceria com o Instituto de Estudos Orientais e a Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada (Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Católica Portuguesa).
Curso “A Coreia contemporânea e global”
17 de Outubro a 21 de Novembro
Datas: 17, 24 e 31 de Outubro, 7, 14 e 21 de Novembro
Horário: 10.00 às 13.00
Preço: € 70,00
Participantes: Mín. 25
Programa
Sessão 1: Emergência, Queda e Transformação do Estado Desenvolvimentista
Sessão 2: Ditadura, Democracia e Liberalismo
Sessão 3: O nascimento do Estado Social
Sessão 4: Pyongyangologia
Sessão 5: Da “Homogeneidade” à Multiculturalidade
Sessão 6: Coreia Global, Diplomacia Cultural e Hallyu
Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa
Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt
Siga-nos no