Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Curta-metragem de Pedro Cabeleira seleccionada para o festival de Berlim

 

Uma produção Primeira Idade com distribuição internacional Portugal Film
 

By Flávio, curta-metragem
de Pedro Cabeleira, em competição
no festival de Berlim

 

By Flávio, curta-metragem realizada por Pedro Cabeleira, com argumento de Diogo Figueira, Pedro Cabeleira e Ana Vilaça - uma produção Primeira Idade com distribuição internacional da Portugal Film - foi seleccionada para integrar a competição Berlinale Shorts do festival de Berlim, que acontece de 10 a 20 de Fevereiro.

Depois da sua primeira longa-metragem Verão Danado ter estreado em competição, em 2017, no festival de Locarno, onde recebeu uma menção especial do júri, Pedro Cabeleira volta a apresentar um filme em competição num festival internacional.

Com direcção de fotografia de Leonor Teles e interpretações de Ana Vilaça, Rodrigo Manaia e Tiago Costa, By Flávio é a segunda curta-metragem de Pedro Cabeleira e o seu terceiro filme.

descarregar (1).jpg

 

 

 


Pedro Cabeleira tem abordado temas relacionados com os jovens da sua geração, segundo o próprio, numa tentativa de compreendê-los melhor como também a ele próprio. Em Verão Danado, seu primeiro filme, abordou a juventude do techno perdida em Lisboa. "Agora, By Flávio dá continuidade a esse trabalho, mas desta vez, da perspectiva de uma jovem mulher de Torres Novas, aproveitando alguns elementos do hip-hop tuga, universo que me interessa filmar e desconstruir alguns dos seus chavões", refere o realizador.

Pedro Cabeleira imagina este filme como "uma espécie de comédia de costumes moderna", numa "incessante busca em conseguir encontrar vibração e beleza na ironia da mundanidade e fazer com que o cinema espelhe a vida de uma forma honrada". O realizador refere ainda que "a proposta surgiu do Diogo Figueira, com quem colaboro desde os tempos de escola, aliada à minha enorme vontade de filmar a actriz Ana Vilaça, cujo papel da Márcia foi escrito não só para ela, mas também por ela, colaborando connosco no argumento. A história centra-se em Márcia, uma jovem mãe solteira do interior do país, com mais ambição do que trabalhar na loja de roupa do centro comercial da zona. Ser mãe não a impediu de sonhar mais e não a fez retrair-se num papel tradicional, comum numa sociedade conservadora, como a do interior de Portugal".

Teaser By Flávio, de Pedro Cabeleira



Sinopse
Márcia, wannabe influencer digital, consegue um date promissor com Da Reel Chullz, um rapper famoso, mas não tem ninguém com quem deixar Flávio, o seu filho. A solução é levá-lo com ela.

Ficha técnica
By Flávio
Portugal, França, 27'
Realizado por Pedro Cabeleira
Com Ana Vilaça, Rodrigo Manaia, Tiago Costa
Escrito por Diogo Figueira, Pedro Cabeleira, Ana Vilaça
Produzido por Vasco Esteves, Pedro Duarte, Edyta Janczak-Hiriart
Produção – Primeira Idade, Kometa Films
Direcção de Fotografia – Leonor Teles
Captação de Som – Bernardo Theriaga
Direcção Artística – Ana Meleiro
Sytling e Guarda-Roupa - Andrea Azevedo
Make-up Artist e Hair Stylist - Olga José
Direcção de Produção: Raquel Rolim Batista
Montagem – Kate Saragaço-Gomes, Pedro Cabeleira
Música Original – Rafael Toral
Montagem e Mistura de Som – Tiago Raposinho
Correcção de cor – Rita Lamas
VFX – Diogo Meirelles, Maria Mendes, Irmã Lúcia

Sobre Pedro Cabeleira
Pedro Cabeleira nasceu no Entroncamento, em 1992. Após concluir a licenciatura em
Realização na Escola Superior de Teatro e Lisboa, começou a filmar a sua primeira longa-
metragem, sem orçamento e com jovens actores e jovem equipa que conheceu na escola de cinema. Filmado ao longo de um ano e com uma longa pós-produção que durou três anos, Verão Danado estreou em Locarno, em 2017 (Menção Especial do Júri). O filme foi
seleccionado para diversos festivais internacionais, incluindo Mar del Plata, Torino, Tiblisi,
Vilnius e Cannes 2018 (secção ACID TRIP). Em 2018, realizou a curta-metragem Filomena
comissionada pela Triennale de Arquitectura de Lisboa, para fazer parte da exposição
itinerante Lisbon Acts, tendo estreado no IndieLisboa 2019. By Flávio, a sua mais recente
curta-metragem, filmada em Torres Novas, vai estrear na Berlinale 2022. Pedro Cabeleira está actualmente a desenvolver a sua segunda longa-metragem Entroncamento a ser filmada na sua terra-natal.

download de imagens
Mais informações:
Helena César
helenacesar@speak.pt
919042257