Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

D. Maria II celebra Dia Mundial do Teatro com maratona de Os Lusíadas

image001 (3).jpg

Este ano, o Teatro Nacional D. Maria II começa a celebrar o Dia Mundial do Teatro 14 horas antes, com uma verdadeira maratona teatral. No dia 26 de março, sábado, o ator António Fonseca sobe ao palco da Sala Garrett para uma incursão pel’Os Lusíadas, de Luís de Camões, que começará às 10h e só terminará à meia noite. O Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27 de março, será assim celebrado desde o seu primeiro segundo.

 

Os Lusíadas como nunca os ouviu inicia-se às 10h de dia 26 de março e consistirá numa falação integral da obra de Luís de Camões, levada a cabo por António Fonseca. Às 22h30, quando se iniciar o Canto X, 100 pessoas juntam-se a António Fonseca em palco para, em conjunto, encerrarem esta epopeia que relata uma grande história da vida, uma metáfora da nossa condição de seres históricos, em qualquer sítio, em qualquer contexto cultural, em qualquer tempo.

 

Os Lusíadas como nunca os ouviu é um espetáculo de entrada gratuita, mediante o levantamento de bilhetes na bilheteira do D. Maria II. Durante as sessões que vão decorrer ao longo de todo o dia, o público poderá entrar e sair livremente da Sala.

 

No domingo, dia 27 de março, às 16h30, o espetáculo Esta é a minha história de amor, em cena na Sala Estúdio, terá também entrada livre, numa sessão que contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e uma conversa com os artistas após o espetáculo. Uma criação de André Amálio e Tereza Havlíčková, da companhia Hotel Europa, Esta é a minha história de amor é uma peça de teatro documental em que pessoas reais contam as suas histórias de luta contra o fascismo e o colonialismo português, focando a atenção no amor e nas relações amorosas que nasceram no seio dessas lutas.

 

Todas as atividades do Dia Mundial do Teatro têm entrada livre mediante levantamento de bilhetes na bilheteira do D. Maria II, de acordo com as condições definidas e sujeito à lotação disponível.