Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

‘Dá-lhe Jazz!’ leva concertos comentados às escolas secundárias do Barreiro

Da-lhe Jazz leva concertos comentados as escolas s

 

A CMB e a Escola de Jazz do Barreiro convidaram as escolas secundárias do Concelho a associarem-se à iniciativa ‘Dá-lhe Jazz!’, que propõe concertos comentados dirigidos à Comunidade Educativa. O repto já foi aceite por vários Agrupamentos, tendo esta manhã de quarta-feira, 14 de novembro, acontecido o primeiro, na Escola EB 2, 3 Álvaro Velho. A Vereadora da CMB, com as áreas da Educação e Cultura, Sara Ferreira, acompanhou este Concerto Comentado inaugural.

 

Esta iniciativa, refira-se, visa a divulgação do Jazz, género musical mundialmente incontornável e de grande maleabilidade e abertura a todos os outros géneros, onde a improvisação tem um lugar central. Desta forma, o jazz será dado a conhecer através da performance de temas acompanhada por alguma contextualização histórica. Os alunos são convidados a participar de forma ativa, numa exploração musical conjunta.

Estas sessões de concertos-comentados, nas quais o jazz tem um papel central, vão decorrer, igualmente, a 15 de novembro, pelas 11h00, na Escola Secundária de Casquilhos, a 28 de novembro, pelas 9h30, será a vez dos alunos da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça assistirem a um concerto na Casa da Cultura da Quimigal e no dia 13 de dezembro, pelas 10h00, na Escola Secundária de Santo António.

Estima-se que no próximo ano outros Agrupamentos de Escolas do Concelho se possam associar a este Roteiro, que desenvolve o gosto pela música ao mesmo tempo que dá a conhecer o local de excelência onde o jazz é ensinado no nosso Município – a Escola de Jazz do Barreiro.