Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dancem Todos em Matosinhos

Dancem_Todos©FranciscoTeixeiraCMM.JPG

 

Sexta-feira, 12 de julho // 21 horas // Escadaria da Casa do Design

Duas centenas e meia de alunos de dez escolas de dança de Matosinhos apresentam-se esta sexta-feira, 12 de julho, para mais uma edição do festival Dancem Todos, que há 13 anos dá a conhecer o trabalho coreográfico realizado pelos jovens bailarinos do concelho. O espectáculo, de entrada livre, voltará este ano a ter como palco o anfiteatro formado pela escadaria da Casa do Design, com a fachada norte do edifício dos paços do concelho a servir de cenário à graciosa movimentação dos corpos.

 

Promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com escolas de dança do concelho, o Dancem Todos constitui uma mostra da atividade realizada ao longo do ano letivo, reunindo a comunidade ligada à dança, em franco crescimento ao longo dos últimos anos, mas também todos os interessados no fenómeno cultural e nesta expressão artística em particular, na qual se harmonizam várias artes do espetáculo, da música à encenação.

 

O Dancem todos contará este ano com mais duas escolas participantes, o Double Dance Studio e a academia Attitude, que se somam à Just Dance School, à Ballet Art, à Academia de Dança de Matosinhos, à escola Le Petit Pas, à Eu Danço, à Escola de Ballet de Leça da Palmeira, à Dance 4U e à Academia de Dança do Norte nesta grande celebração.

 

Criado em 2006, o Dancem Todos conta também, desde 2009, com uma edição de inverno, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, afirmando a dança como uma das grandes apostas da Câmara Municipal de Matosinhos, reforçada nos últimos anos com a concretização do festival internacional Dias da Dança, em colaboração com as autarquias do Porto e de Gaia.

 

“O Dancem Todos tem vindo a impor-se como um dos mais significativos momentos de celebração da nossa comunidade educativa, nomeadamente daqueles e daquelas que se dedicam ao ensino e à aprendizagem da dança. Celebra-se, neste momento tão especial, o talento e a graciosidade dos corpos em movimento, o ritmo feito carne, mas também a partilha dos resultados de um ano de trabalho intenso e de dedicação a uma arte na qual se condensam a música e a dramaturgia, mas também a coordenação motora, o trabalho conjunto e árduo, a sociabilização e o processo de aprendizagem”, realça a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.