Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

De Lisboa projetamos o futuro do consumidor | Visões do Futuro DECO PROTESTE

image001.jpg

 

Evento dedicado aos temas mobilidade, sustentabilidade e vida saudável decorre nos dias 18 e 19 de outubro, no Pavilhão Carlos Lopes

 

Serão os veículos elétricos a ditar o fim dos combustíveis fósseis? Iremos conseguir erradicar o plástico das nossas vidas? Afinal de contas, que mundo vamos deixar para as gerações futuras?

 

Este é o mote lançado para o evento Visões do Futuro, da DECO PROTESTE, que, nos dias 18 e 19 de outubro, irá debater os temas da mobilidade, da sustentabilidade e da vida saudável com um importante elenco de oradores. O evento decorre no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, e vai contar com um ciclo de conferências, exposições, atividades ao ar livre, debates, workshops e ativações dedicadas aos temas.

O evento divide-se em dois momentos. No dia 18 de outubro decorre um ciclo de oito conferências dedicadas aos temas. A sessão de abertura aborda as questões ‘Que mundo temos? Que mundo vamos deixar?’. Seguem-se os debates ‘É mesmo o fim dos combustíveis fósseis?’ e ‘Transportes (para que) públicos?’ (ambos na área da mobilidade); ‘E agora, o que fazemos aos continentes de plástico?’ e ‘Conseguimos sentar mais mil milhões à mesa?’ (no tema da sustentabilidade); e, finalmente, ‘Os vícios são a nossa última virtude?’ e ‘Estilos de vida e a qualidade devida’ (questões ligadas à vida saudável). A encerrar o ciclo, teremos a conferência ‘Visões do Futuro’, de projeção global sobre o mundo em que vamos viver.

O Visões do Futuro vai também acolher no Pavilhão Carlos Lopes, a fechar o primeiro dia, a transmissão do programa ‘Governo Sombra’, com os “ministros” Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares, com moderação de Carlos Vaz Marques.

No dia 19 de outubro, um dos pontos altos será o debate sobre o ‘Turismo como factor de sustentabilidade’, que junta os municípios de Arouca, Braga e Castelo Branco. A parte da manhã será dedicada a atividades ao ar livre, como aulas e demonstrações de Karaté, Pa-Kua, Systema, Ioga ou Tai-Chi. E, durante todo o dia, irá decorrer o Torneio de Padel ‘Visões do Futuro’, com a presença dos campeões nacionais Miguel Oliveira e Vasco Pascoal, bem como uma clínica de golfe para miúdos e graúdos.

Este será também um dia dedicado aos temas em questão em formato debates e workshops, onde se destacam “Humor à camisola”, com António Ribeiro Cristóvão, Daúto Faquirá, Duarte Gomes e Jorge Andrade, e “Prevenir é connosco”, levado a cabo pela associação Evita – cancro hereditário. O evento conta ainda com workshops sobre chocolate, mitos alimentares, alergénicos cosméticos e fake news em saúde, veículos elétricos, boas práticas de utilização de trotinetes elétricas, carregadores elétricos, economia circular, famílias em busca da eficiência perdida, desmistificação dos painéis fotovoltaicos, entre outros.

Havendo ainda espaço para visitar o Mercado no Bairro, com produtos regionais e biológicos, bem como artesanato, num total de mais de 20 expositores, ficar a conhecer o projeto Repair Café ou deixar os mais pequenos numa sessão ‘brinconauta’ com o projeto 1,2,3 Macaquinho do Xinês.

Além de outras atividades, workshops e exposições que irão decorrer durante os dois dias. Para recuperar forças, os participantes do Visões do Futuro terão ao dispor a oferta gastronómica, também criada de propósito para o evento, da Associação Street Food Portugal.

A entrada no Visões do Futuro é livre, sendo necessária a inscrição para assistir às conferências e ao Governo Sombra, em www.visoesdofuturo.pt, onde pode também encontrar toda a informação detalhada sobre o evento.

 

www.visoesdofuturo.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.