Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

‘Descentrar’ leva eventos culturais a 16 Freguesias do Concelho

 

 

Descentrar_apres_23_011.JPG

Ao longo de 2023, o Município de Braga vai dar continuidade ao programa ‘Descentrar’, uma aposta ganha na descentralização cultural que arrancou em 2021 e que tem vindo sempre a crescer ao longo das últimas edições. Em 2021, o ‘Descentrar’ iniciou em 7 freguesias do Concelho, em 2022 quase que duplicou esse número, passando para 13 e, este ano, os eventos culturais chegam a 16 localidades do território.

O programa cultural arranca já a 11 de Fevereiro e decorre até 9 de Dezembro. Ao longo de dez meses, o evento leva mais de 30 espectáculos e iniciativas, às 16 freguesias do Concelho. Este ano, uma das novidades da programação são os trilhos pedestres, num convite à descoberta do património cultural e natural concelhio. Através de novas criações artísticas e abordagens contemporâneas, o ‘Descentrar’ almeja uma efectiva disponibilização e acesso à cultura, em toda a sua variedade e extensão. Desenhado para cada local através de um programa cultural único, o programa reúne conjuntos de espectáculos de novo circo e de teatro, concertos de artistas emergentes no panorama musical português, concerto de música clássica e erudita, concertos de fado, oficinas, visitas-guiadas, trilhos pedestres e exposições de fotografia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o ‘Descentrar’ é uma iniciativa muito importante para o cumprimento dos objectivos da política cultural do Município. “Em Braga, a lógica da descentralização cultural sofreu uma grande transformação ao longo dos últimos anos. Este programa é cada vez mais ecléctico e tem vindo a crescer de ano para ano, com mais Juntas de Freguesias e agentes culturais disponíveis para encetarem parcerias com a Autarquia, com vista à valorização do património cultural e natural do Concelho”, referiu o Autarca na apresentação do programa, que decorreu esta Terça-feira, 6 de Fevereiro, na Junta de Freguesia de Gondizalves.

O ‘Descentrar’, enquanto projecto de descentralização cultural segue o propósito da democracia cultural, através de práticas artísticas com um elevado potencial de transformação, quer dos territórios através do reforço da notoriedade, quer físico e humano, através da transformação qualitativa da experiência dos visitantes ou da reinvenção das narrativas associadas a cada lugar. “Com o ‘Descentrar’, queremos dar a conhecer o nosso território e usar a Cultura como veículo de aproximação da população”, concluiu Ricardo Rio.

De salientar que todas as iniciativas culturais abrangidas na programação do ‘Descentrar’ são de entrada livre, limitada à lotação dos espaços em que decorrem.

Programa arranca este Sábado em Ferreiros e Gondizalves

A primeira jornada do ‘Descentrar’ acontece já no próximo Sábado, dia 11 de Fevereiro, na União das Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, com o espectáculo de teatro “L’Ventosa”, da Malad’arte, pelas 16h00, no Auditório da Junta de Freguesia de Gondizalves e o concerto “British Music for Strings”, da Orquestra Filarmónica de Braga, pelas 17h00, na Igreja de Ferreiros.

No dia 18 de Fevereiro é a vez da União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos acolher o espectáculo de Fado, com a actuação da Associação Fado com Arte, pelas 21h30, no Centro Cultural de Merelim S. Pedro.

Em Março, o ‘Descentrar’ segue para Priscos e União das Freguesias de Cabreiros e Passos (S. Julião). Segue-se a União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro e a freguesia de Sobreposta em Abril. Em Maio é a vez de Crespos e Pousada, seguindo-se Ruílhe em Junho. O ‘Descentrar’ refresca-se junto ao rio Cávado, em Julho, na freguesia de Adaúfe e em Merelim S. Paio, Panoias e Parada de Tibães.

Em Setembro é a vez de Espinho e em Outubro segue para a União de Freguesias de Lomar e Arcos e de Lamas. Em Novembro segue para Vilaça e Fradelos. O ano termina com o ‘Descentrar’ em Morreira e Trandeiras e Nogueira e Fraião, em Dezembro.

O programa completo desta edição do ‘Descentrar’ está disponível em: https://bit.ly/3x3kpKA