Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Desenhos e esculturas de João Honório assinalam e recordam o período da pandemia de Covid-19

Desenhos e esculturas de João Honório assinalam e recordam

o período da pandemia de Covid-19

Exposição_À espera do Sol e outros trabalhos_03

‘À espera do Sol e outros trabalhos’ é o título da exposição que apresenta um conjunto de desenhos e esculturas da autoria de João Honório, professor aposentado da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, desenvolvidos ao longo da sua carreira, com destaque para os trabalhos realizados durante a pandemia de Covid-19. As obras estão patentes na biblioteca da ESAD.CR, nas Caldas da Rainha, até ao dia 8 de novembro de 2024.

Segundo o autor, os trabalhos realizados durante a pandemia não têm “outra intenção que não aquela de assinalar esse tempo, esperando que todos facilmente o entendam”. “É sabido que o desenho, como meio de representação e expressão utilizado através dos tempos pelos artistas, terá desde sempre percorrido múltiplos caminhos, conquistando assim autonomia por direito próprio. É veículo privilegiado para aprender a ver, educando o olhar, ao penetrar e ao compreender a forma das coisas. Na captação de uma ideia ou ideias ou como suporte na estrutura das mais diversas manifestações artísticas. Ora ainda, como ato mental em que a mão corre livremente, com raiva ou leveza, ao sabor das emoções do momento”, salienta João Honório. 

O escultor acrescenta ainda que “é a mão sempre presente indissociável do desenho, nesse gesto único e irrepetível, que eternamente se renova. Este é o sentido dos trabalhos que apresento, convidando­ todos a participar nesta viagem ao mundo surpreendente do desenho e da escultura.”

João Honório nasceu em Lisboa, a 13 de julho de 1948. Formou-se em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, e foi bolseiro em Londres, onde concluiu os Advanced Studies of Art. Exerceu funções de professor na Escola José Tagarro, entre 1974 e 1991, tendo desenvolvido, paralelamente, parte das suas atividades em pedra nas oficinas dos Mármores de Portugal (Cartaxo). Colaborador do Atelier/Museu António Duarte desde a sua fundação, começou a lecionar, em 1992, na ESAD.CR do Politécnico de Leiria. Aposentou-se do ensino em 2005.

Desde 1964, apresenta as suas obras em diversas instituições e executa trabalhos em artes plásticas (pintura e escultura), publicidade e design.

________