Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

DESFILE DE CARNAVAL DAS ESCOLAS 2017 Avenida repleta de cor

IMG_2014 (Large).JPG

 

Cerca de 3.500 alunos e restante comunidade educativa, de escolas públicas, privadas e instituições particulares de solidariedade social do Concelho desfilaram hoje, 24 de fevereiro, pela Avenida Escola de Fuzileiros Navais enchendo-a de muita cor e alegria.

 

“Chuveiros”, “torneiras”, “cubos de gelos”, “nuvens” ou “gotinhas de água” constituíram a maioria das fantasias inspiradas na temática desde ano – “80 anos de Abastecimento Público de Água, no Barreiro”. É esta a designação de um projeto integrado, que envolve a participação de vários serviços da CMB e todos os agrupamentos das escolas.

Na opinião da Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Sofia Martins, “não é apenas nas aulas que conseguimos transmitir mensagens importantes. Brincar com os temas permite-nos conseguir que as crianças tenham a consciência da importância da água”.

Sofia Martins fez um balanço ‘bem positivo’ deste desfile. “O tema foi bem agarrado pela maioria das escolas e isso viu-se nos trabalhos apresentados. Superámos muito as expetativas iniciais. A comunidade educativa envolveu-se de forma empenhada. Tem sido, por isso, um trabalho muito gratificante pela forma como foi abraçado por todos e o nosso desfile de Carnaval revelou-nos isso”. 

 

‘Grande Festa’ a 7 de abril

Até novembro, decorrem as comemorações dos “80 anos de Abastecimento Público de Água no Barreiro”. No dia 7 de abril, está prevista uma ‘grande festa’ com uma animação, realizada pelas crianças dos Jardins de Infância do Concelho, ligada à proteção da água. “Desafiámos as nossas crianças a serem as guardiãs deste nosso aquífero, que é delas, e que, se não o protegermos, no futuro, teremos mais dificuldades”, explicou a Vice-Presidente.

No Mês do Teatro, em março, a Companhia de Teatro do Barreiro - Arteviva – vai iniciar uma peça “Água vai! Água vem!”, sobre o ciclo urbano da água. Os jardins de Infância irão acolher o espetáculo Teatro Sombras “Gota D’Água”. Todas as peças de teatro infantil são dedicadas ao tema da água, bem como os livros selecionados na Biblioteca Municipal do Barreiro.

 

 

Refira-se que o Desfile foi organizado pela CMB, Freguesias do Concelho e comunidade Educativa.

 

Estabelecimentos de ensino participantes:

EB Lavradio nº 1

EB Lavradio nº 2

EB Padre Abílio Mendes

EB Nº 5

EB Nº 6

EB Nº 8 + JI Nº 1

JI Nº 3

JI Bairro das Palmeiras

EB D. Luis Mendonça Furtado + EB Nº 3

EB Nº 4

EB Nº 7

EB Nº 9

EB Telha Nova 1

JI Bairro 25 Abril

EB Penalva

Colégio Minerva

Externato D. Pedro V

Catica

Voz Operário

CAI

Carinho

Reguilas

Canto Alegre

Instituto dos Ferroviários.

 

+ fotos em www.facebook.com/municipio.barreiro

 

CMB

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.