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Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

DESLACE, de Mariana Tengner Barros

 

DESLACE
Em busca da magia recalcada pelo contemporâneo™

 

Este projeto visa conciliar a minha pesquisa artística pessoal, com uma atividade que pretende a integração de ideias e práticas performativas em contextos sociais e culturais de cariz folclórico. 

Interessa-me levar a performance ao lugar onde esta pertence verdadeiramente: aos espaços, às pessoas fora do “campo” institucional das artes e onde estas possam realmente participar, ativamente. Interessa-me criar um objeto artístico que seja construído através de um processo relacional entre todos os agentes,  em que o lugar/conceito de “espetador” seja anulado.

Interessa-me aprofundar conhecimentos e práticas ligadas a  manifestações religiosas e culturais de matriz pagã. Muitas foram hibridizadas e incluídas dentro de repertórios e práticas, rituais, e manifestações culturais da zona norte de Portugal. O projeto será ancorado numa pesquisa etnográfica de histórias de vida, mitos/estereótipos e/ou no domínio do folclore regional. Procurar-se-á co-produzir uma re-criação artística partindo de uma reflexão conjunta sobre os materiais pesquisados. O objectivo é a criação de uma performance relacional que problematize questões socioculturais encriptadas nessas formas rituais (ex: género; parentesco; des/crença) que simultaneamente potencie as formas de sentir e/ou emoções coletivas e individuais da performance ritual. O trabalho final terá a forma de romaria-performativa  em conjunto com as comunidades locais.

Mariana Tengner Barros

Ficha Artística

Direção Artística Mariana Tengner Barros
Co-criação e Interpretação Susana Otero, Jonny Kadaver, Mariana Tengner Barros, João Robalo, Bdjoy + participantes da comunidade local
Assistência à Criação e Gastronomia Conceptual Rogério Nuno Costa
Direção Musical Pan.demi.CK
Apoio Dramatúrgico Pedro Antunes
Consultoria e textos Nuno Miguel
Direção Técnica Daniel Oliveira
Documentário e Registo Fotográfico/Vídeo Ricardo Cavaco
Produção Ballet Contemporâneo do Norte
Coprodução Cineteatro António Lamoso, A Bela Associação
Colaboração Associação Voltado a Poente

Oficinas:

Todos os criadores convidados para este projeto trabalharão em cima de uma base de investigação comum que servirá para estruturar de uma forma interdisciplinar as ações particulares de cada um, partilhando uns com os outros materiais e sinergias diversas.

Este trabalho será apresentado sob a forma de ritual, onde o público se reúne num local ao ar livre, num centro comunitário, ou até dentro de um teatro com a liberdade de circulação, como nas romarias. 

Será acompanhado por um trabalho de pesquisa e oficinas em residência nos locais de apresentação, onde os participantes serão integrados na peça, nos diferentes papéis das personagens integrantes da romaria.

Os participantes que, integrando as nossas oficinas de criação, irão desenvolver ações para a romaria, irão tornar os papéis adequados à sua faixa etária e condição física.

Os participantes das oficinas, ajudarão também a equipa artística a definir o percurso da romaria. Sendo habitantes de cada local, saberão quais os “trilhos” mais importantes e atribui-se a importância associada à vivência quotidiana dos locais, pelas pessoas que os vivem, de verdade.


  1. Oficina de Percussão com Bdjoy
    30 de outubro a 2 novembro
    Terça feira a sexta feira - 19h30 às 21h30
    3 e 4 novembro 
    Sábado e domingo - das 14h00 às 18h00

Esta oficina visa a construção de instrumentos de percussão feitos a partir de materiais reciclados, e introdução às técnicas de percussão africana. Ir-se-ão explorar também ritmos e possibilidades de utilização de voz e corpo.

Bdjoy
Jorge Gomes mais conhecido por Bdjoy nasceu a 15 de Agosto de 1982 em Miraflores. Desde muito cedo começou a ter contacto com uma grande diversidade musical. As suas influências vão de Cabo Verde à Jamaica, do Hip-Hop ao Reggae, e foram essenciais para as suas bases e trajecto enquanto músico. Em 1996 mudou-se para Almada (Margem Sul) e foi aqui que começou o seu percurso musical. Primeiro através do improviso “Freestyle” e da sua paixão pela sonoridade das batidas de hip-hop, e depois através do grupo Batoto Yetu.
No grupo Batoto Yetu iniciou-se como bailarino e mais tarde como percussionista, desenvolveu técnicas no djambé e nas congas, ao lado de grandes cantores e mestres de percursão tais como Gueladjo Sane. Actuou em vários palcos, nomeadamente o Apollo Theatre (NYC) e o Bravo Bravíssimo (Itália).
Em 1998 inicia-se na arte da representação e integra o elenco do filme ''Zona J'' uma longa-metragem de ficção realizada por Leonel Vieira. O filme foi premiado em 1999 com dois Globos de Ouro, prémio da SIC, que o exibiu como telefilme.
Ainda em 1998 forma o grupo "Seringuetti Drummers", o primeiro a representar o afrobeat live percussion na noite lisboeta.
A sua energia aliada ao seu talento, fez com que Bdjoy fosse convidado para ser o host em vários festivais e eventos de hip-hop, juntamente com alguns dos melhores Djs de Portugal (Nel Assassin, Cruzfader, Ride, Kwan e Enigma).
Em 2007 foi convidado a integrar o projeto Makongo (SP&Wilson e Petty) o que o levou a percorrer inúmeros palcos nacionais (Queima das Fitas, festivais de Verão) e internacionais (World music Festival em Cabo Verde, Mass Babalou em Londres, Festival de Kuduro e Discoteca Miami em Angola). Para além de ter participado nos albúns de Sanryse, Sagaz e Makongo, trabalhou ainda com os músicos Agir e Daniel Nascimento.
Em 2014 lançou o seu álbum a solo "Rec.onhecimento” com uma sonoridade que vai do hip hop  ao reggae, do português ao crioulo e que revela sem dúvida o crescimento e versatilidade do artista Bdjoy.
No inicio de 2015 forma um novo projecto “Bdjoy & The Zimbora Band” que promete dar que falar no panorama nacional e internacional. A banda conta com cinco elementos e pretende criar um espetáculo de world music com percussionistas e bailarinos onde os estilos africanos e latinos têm lugar de destaque. A sua indumentária é uma fusão entre o urbano português e o tradicional cabo verdiano e a mensagem transmitida é sem dúvida de positividade e energia.


  1. Oficina de Música com Pan.demi.CK (Jonny Kadaver)
    6 a 9 de novembro
    Terça feira a sexta feira - 19h30 às 21h30
    10 e 11 novembro 
    Sábado e domingo - das 14h00 às 18h00

Esta oficina visa explorar a musicalidade inerente ao ser humano, nas suas múltiplas vertentes, através de exercícios de composição e improvisação. Utilizar-se-ão objectos do quotidiano para construir e inventar instrumentos, assim como instrumentos tradicionais do folclore e instrumentos electrónicos, com o intuito de criar uma fusão de estilos e formas de interpretação. Não é necessário ter experiência em música, qualquer pessoa pode participar.

Jonny Kadaver
Nascido a 1 de Abril de 1979. Músico e Compositor. Frequentou aulas de orgão clássico dos 6 aos 9 anos na Gepur Miratejo. Aos 11 começou a tocar guitarra e frequentou as aulas do Clube Recreativo Miratejo Rouxinol, dos 12 aos 14 anos. Prestou provas para o Conservatório e Academia de Amadores de Música de Lisboa. Aos 15 entrou para a Escola Profissional de Música de Almada, não concluindo o curso. A sua aprendizagem foi baseada nos Blues e no Flamenco. Compôs o seu primeiro original e tocou ao vivo pela primeira vez aos 12 anos, tendo desde então construído uma carreira na música alternativa, abrangendo desde o metal ao hip-hop, do techno ao rockabilly. Integrou as bandas Utupia, Devil, Act of Anger, Hattemachin*, The Living Dead Act, Crab Slackers, Droga, Techno Widow, The Last Ravers on Earth, Them Strange Sick Blues e JESUS K & the sicksicksicks. Entre 1997 e 2000 trabalhou como assistente e, posteriormente, como produtor, no estúdio de som Margem Sul, em Almada. Entre 2002 e 2008 viveu em Londres, onde desenvolveu alguns dos seus projetos e colaborou com músicos e produtores da cena internacional. Produziu e compôs música para outros projetos de outros artistas e, a partir de 2013, ano em que se cria  A BELA ASSOCIAÇÃO, com a coreógrafa Mariana Tengner Barros, começou a fazer a sonoplastia e as bandas sonoras originais para dança e performance. Recentemente iniciou o projecto a solo PandemiCK e as bandas Mojo Power e Kundalini Xs.


  1. Oficina de Expressão Corporal/ Teatro e Dança Contemporânea com Mariana Tengner Barros
    13 a 16 novembro 
    Terça feira a sexta feira - 19h30 às 21h30
    17 e 18 novembro
    Sábado e domingo - das 14h00 às 18h00

Esta oficina será um laboratório de experimentação criativa, que indaga as possibilidades da dança, do movimento e da performance como prática política de activação do corpo. Serão investigados modos de atenção e estados de consciência que permitam a reconfiguração dos filtros que usamos para entender a “realidade”. Através da pesquisa de movimento com base na percepção e sensação, conexão corpo-mente e expansão dos
sentidos, preparar-se-á outro corpo, articulado, que exprime a linguagem não linear e complexa oriunda da tópica emocional, sensorial e imaginativa, permitindo que a forma apareça através da sensação e da atenção. A prática de liberdade, sem as diversas “programações” a que estamos sujeitos enquanto seres humanos, ao desconstruir e reconstruir as múltiplas imagens
que temos de nós próprios, e do mundo, enquanto dançamos. A noção de dança será constantemente posta em causa através da reconfiguração dos padrões de comportamento e identidade. Abarcar-se-á o jogo, o jogar a sério, que é brincar, porque brincar é essencial para a percepção lúcida da realidade, desligada da auto-censura e em sintonia com a curiosidade.

Mariana Tegner Barros
É coreógrafa e performer e tem a sua base em Almada/Cacilhas. O seu trabalho tem sido apresentado em diversos países na Europa e América do Sul. Criou e apresentou  And So?…The End ( 2010), Après Le Bain (2011) The Trap (2011 vencedor do Prémio do Público Jardin D’Europe- Austria),  Peça do Coração: For Him (2012), A Power Ballad (2013), dueto com o coreógrafo Mark Tompkins, e THE WEATHER™ (2016). Em 2013 inicia uma colaboração com o músico Jonny Kadaver criando performances de diferentes formatos com música ao vivo. A sua colaboração mais recente: Instructions for the gods- i4gods estreou no âmbito da BoCA- Bienal de Artes Performativas no Museu do Chiado, uma performance de 5 horas sem intervalo. Colaboram regularmente com o Ballet Contemporâneo do Norte tendo criado a peça de grupo End of Transmission (2014), o solo MACHA (2015) e a peça infantil O NOME DA HISTÓRIA (2014). Também criaram Dance Against The Machine e Riders on the stage (2014/15) para a companhia Londrina Edge-The Place, trabalhos com base na improvisação e criados num curto espaço de tempo sendo apresentados no Parque da Devesa, Casa das Artes, Famalicão.
Integrou ainda o projeto Solo Performance Commissioning Project (SPCP) em 2009, dirigida pela coreógrafa Deborah Hay (Findhorn, Escócia), tendo estreado a sua adaptação da coreografia no âmbito de Nome Eira#3, em Lisboa (2011).
Colaborou com vários artistas em diferentes projectos, salientando: Agnieszka Dmochowska/ Fat Sun, Said Dakash & The Resistance Movement, Pedro Bandeira, António Mv, Nuno Miguel, Rogério Nuno Costa, Vânia Rovisco, Nuno Ferreira, Filipe Lopes, João Costa Espinho, João Ferro Martins, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, Abraham Hurtado, Acerina Amador, Mark Tompkins, Davis Freeman e Meg Stuart.
Como intérprete destaca o trabalho com os criadores Filip van Huffell, Rui Horta, Né Barros, Francisco Camacho, Jerôme Bel, Carlota Lagido, Tiago Cadete, Rafael Alvarez, John Romão, Rogério Nuno Costa, Dinis Machado e Meg Stuart.
Licenciada em dança pela Northern School of Contemporary Dance-NSCD (Inglaterra 2003). Estagiou no Ballet Theatre Munich, sob a direção artística de Philip Taylor (Alemanha 2004). Completou o Programa de Estudo e Criação Coreográfica-PEPCC (Portugal 2009).
Entre 2004 e 2005 foi artista associada da Northern School of Contemporary Dance-NSCD, onde coreografou Best Imitation of Myself para a companhia VERVE05 e cofundou o coletivo artístico The Resistance Movement com Said Dakash, em Leeds/Inglaterra. Desde 2013 é artista associada à EIRA, tendo sido artista residente desde entre 2010 e 2012. É diretora artística da associação cultural A BELA.

  1. Ensaios Gerais
    20, 21 novembro - das 19h30 às 21h30
    Apresentações 22, 23 e 24 início às 21h30


    Local - Centro Paroquial de Romariz, Santa Maria da Feira
    Para mais informações e inscrições em bcnproducao@gmail.com

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