Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dezembro • Ballet Contemporâneo do Norte

9cf06725-e765-4f19-ad8a-45fbb323b380.jpg

 

WANTED
de Cátia Pinheiro & José Nunes (Estrutura)

 

7 dezembro 2019, 21h30
Auditório do CIRAC, Paços Brandão
Sta. Maria da Feira
ENTRADA: gratuita

 

 

WANTED é um espetáculo de teatro, criado e interpretado por Cátia Pinheiro e José Nunes, onde se explora a noção de amor e a sua relação com o teatro. Aproveitando o “aqui e agora” da performance teatral, exploram-se as ligações e pontos de contacto entre a dimensão amorosa e a dimensão teatral, através da relação entre atores, público e ação.

 

WANTED

A partir de/inspirado em/com excertos de: Cátia Pinheiro, José Nunes, Byung-Chul Han, Alain de Botton, Platão, Die Antwoord, Sarah Kay & Phil Kaye, Ann Druyen, Alain Badiou, Slavoj Žižek, Roland Barthes, Paul Virilio, Aude Lancelin, Marie Lemonnier, Rihanna, Depeche Mode, Enrique Iglesias & Mickael Carreira, René Pollesch, M.I.A., Woody Allen e comentários do Youtube.

 

Criação e Interpretação: Cátia Pinheiro e José Nunes
Colaboração: Rogério Nuno Costa
Apoio Técnico: Pedro Nabais
Produção: Estrutura
Apoio: República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes

 

Espetáculo estreado em Maio de 2015
Duração: 55 min
Classificação etária: M/12 
Acolhimento: Ballet Contemporâneo do Norte e Cirac

 

 

Website: http://www.estrutura.pt/wanted.htm

Facebook: http://www.facebook.com/aestrutura

 

11647bc6-2b68-4791-95c1-d8e3cef5b2cb.jpg

 

UMA DANÇA POR MÊS
Norte ⋅ Parte II de II ⋅ Viras, Malhões e Contradanças com o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP)

 

7 de Dezembro de 2019
Sala de Ensaio do Cineteatro António Lamoso
10:00 – 12:30
Entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória) para: bcnproducao@gmail.com

 

Depois dos ciclos "Ballet" (Janeiro/Fevereiro/Março) e "Contemporâneo" (Abril/Setembro/Outubro), o programa Uma Dança Por Mês...EUROPA ENDLOS iniciou em Novembro um novo ciclo de duas sessões, desta vez em torno da "ideia" de Norte. Se antes o objetivo era expandir os limites geo-culturais do mapa "europeu", abordando paradigmas coreográficos oriundos de outros continentes, o propósito agora será re-centrar e reduzir a atenção ao micro-contexto ibérico, propondo-se uma deslocação do olhar (a Norte) que irá abraçar narrativas coreográficas ancestrais que informam a história do folclore e demais manifestações etnográficas. Depois da sessão em torno das Danças Celtas (Novembro), para a sessão de Dezembro convidámos o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto para uma sessão de trabalho que vai explorar as danças folclóricas mais importantes da etnografia do Norte de Portugal: viras, malhões e contradanças.

 

Sobre os formadores:

O NEFUP é uma associação de extensão cultural da Universidade do Porto. Foi fundado em 1982 por um grupo de estudantes e licenciados da Universidade do Porto com o objetivo de recolher, estudar e divulgar a etnografia e o folclore portugueses. Nos seus 37 anos de existência, o NEFUP recolheu um vasto e rico repertório relativo às diferentes regiões etnográficas do nosso país, do Minho à Madeira e aos Açores. Este repertório inclui a música, as canções, as danças e múltiplas tradições. Além das atuações por todo o país, o NEFUP divulgou também a cultura popular portuguesa no estrangeiro (Grécia, Espanha, Brasil, Macau, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Turquia), tendo, por duas vezes, obtido o primeiro lugar em dança tradicional no famoso Llangollen International Festival, no País de Gales. Dedica-se ainda à divulgação etnográfica, através da dinamização de e participação em projetos, oficinas e outras atividades de índole cultural e recreativa. Neste âmbito, tem vindo a dinamizar oficinas, encontros e bailes em diferentes contextos e para os mais diversos públicos, nacionais e estrangeiros, e de todas as idades, em que as danças tradicionais portuguesas são partilhadas de forma informal e divertida. No corrente ano, a associação está ainda a desenvolver um projeto de recolha e divulgação de contradanças e quadrilhas durienses, cujos resultados serão apresentados a 14 de dezembro. 

 

Uma Dança por Mês…Europa Endlos é um programa de formação organizado pelo Ballet Contemporâneo do Norte e destinado ao público de Santa Maria da Feira. Como complemento à programação da companhia, onde o público tem a possibilidade de ver dançar, aqui o espetador é convidado a experimentar a dança, as suas estratégias e os seus modos de usar.

 

DESTINATÁRIOS

Pessoas dos 13 aos 65 anos, com ou sem experiência no campo das artes performativas.

 

Próximo Ciclo:

GRAU ZERO DA COMPANHIA (2020)

25 Jan. | Técnicas de Dança Contemporânea com Susana Otero

29 Fev. | Composição e Criação em Dança Joclécio Azevedo

28 Mar. | Dramaturgia e Coreografia com Rogério Nuno Costa


 
Direção Artística Artistic Director: Susana Otero
Documentação e Artista Associado Documentation and Associated Artist: Rogério Nuno Costa
Produção Executiva Executive Producer: BCN
Designer Jani Nummela
O BCN é uma estrutura financiada e apoiada:

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.