Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

DEZEMBRO - Esta noite grita-se - A LIÇÃO

Com o final de 2020, aproxima-se também o fim do Esta noite grita-se "low cost", temporada rotulada pela falta de financiamento que, embora nos tenha limitado, não nos impediu de acreditar no projeto e no seu valor.

Olhamos para 2021 com outros olhos, porque finalmente poderemos cumprir objetivos que tínhamos há muito tempo e que começarão a ser revelados.

Mas 2020 ainda não terminou. Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro apresentamos A Lição, de Eugène Ionesco, mestre do absurdo.
 
 
 
A Lição de Eugène Ionesco

11 dezembro  Centro Cultural da Malaposta  20h30
12 dezembro  Teatro da Trindade  11h00
13 novembro   IFICT  11h00
 
Direção Filipe Abreu e Miguel Maia
Interpretação Ana Saragoça, Catarina Wallenstein, Filipe Abreu e Paulo Pinto

A partir da tradução de Ernesto Sampaio
 
Esta parábola, escrita por um dos mestres do teatro do absurdo, Eugène Ionesco, foi apresentada pela primeira vez em Paris, em 1951.
Peça de um ato só, apresenta-nos o Professor, homem com cerca de 60 anos que recebe em sua casa uma jovem rapariga para uma lição.
“É uma cidade bonita, com um parque, um internato, um bispo, bonitas lojas...” diz a Aluna numa das primeiras respostas que dá ao seu tutor neste início de ação pautado pela retórica da cortesia extrema e pelo uso quase abusivo das regras da boa educação. Mas tal não se mantém por muito tempo: as primeiras falhas da aluna na aritmética básica da subtração e a entrada na área da filologia - apesar dos avisos da terceira personagem, a prudente Governanta - rapidamente transformam a lição particular numa sessão pedagógica muito improvável que se precipita numa espiral descontrolada com um desenlace estranho e inesperado.


Duração prevista: 50 min •  M/16

Recomenda-se a reserva antecipada dos bilhetes devido à lotação reduzida consonante com as normas da DGS. 

Comprar bilhetes:
 
 
 
 
Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa, BLX - Bibliotecas de Lisboa, Junta de Freguesia de Marvila, One your first stop

Parceiros: Antena 2, IFICT, Teatro da Trindade - INATEL, Inquietarte, Centro Cultural da Malaposta, Sónia Godinho Fotografia, Fábrica Braço de Prata, Livros Cotovia, Tenda
 

Sobre o próximo ano

Em 2021, o Esta noite grita-se vai atribuir o Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina e irá distinguir uma obra inédita. 

Podem candidatar-se todas as pessoas singulares, maiores de idade, que se identificam com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero.
A obra deve ser originalmente escrita em língua portuguesa, mas a autora poderá ter outra nacionalidade que não portuguesa.

As candidaturas estão abertas até 31 janeiro 2021.

Regulamento disponível em cepatorta.org/estanoite5

Entrevista a Filipe Abreu pela jornalista Raquel Rodrigues (Gerador) sobre o final da 4ª temporada neste ano atribulado. A entrevista dá pistas sobre o caminho do Esta noite grita-se em 2021: um ano dedicado à dramaturgia feminina.