Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dia 13 - "Tierras del Sud", no Fórum Romeu Correia


Banner.jpg

 
 
Tierras del Sud, de Laida Azkona Goñi e Txalo Toloza-Fernández, de 13 a 17 no Fórum Municipal Romeu Correia
 

DIA 13

 

Tierras del Sud, no Fórum Romeu Correia

 

Na quarta-feira, às 15h, na Casa da Cerca, continua o curso de formação dirigido por José Manuel Castanheira, no âmbito do Sentido dos Mestres. Às 18h, há o Colóquio na Esplanada da Escola D. António da Costa com Dorothée Munyanesa, encenadora de Mailles, com moderação de Emília Costa. Um pouco mais tarde, às 20h, há música no mesmo local com os Active Mess (entrada livre). Às 21h30, há quatro espectáculos: Se eu fosse Nina, no TMJB; Eu sou a minha própria mulher, no Teatro-Estúdio António Assunção; A coragem da minha mãe, na Incrível Almadense; e Tierras del Sud, no Fórum Romeu Correia.

 

“Apesar de menos de 5% da população viver na Patagónia, a região ocupa quase metade do território nacional e canaliza a maior parte das reservas de água potável e energia hidroeléctrica – e 80% do petróleo e gás natural da Argentina.” (The New York Times)
O que liga o industrial italiano Luciano Benetton à pequena comunidade mapuche dos Curiñanco-Nahuelquir? O que liga o presidente de Argentina Mauricio Macri a Sylvester Stallone? As respostas a estas perguntas poderemos encontrá-las nas fronteiras meridionais da América, na região mais despovoada da Argentina, entre grandes lagos cristalinos e enormes picos nevados. Entre os Andes e o Atlântico. Em Puelmapu, o território ancestral do povo mapuche. Teatro documental, sobre a barbárie que representam as novas formas de colonialismo, sobre o que significa o progresso e o que realmente fizeram os homens que inventaram um país europeu do outro lado do Atlântico, violentando os territórios e os seus habitantes. Em cena, poderemos assistir à transformação de um palco de teatro num pedaço da actual Patagónia, numa revisitação da história do nascimento e expansão do Estado argentino e da sua relação com os grandes capitais estrangeiros.
Movendo-se entre Barcelona, Pamplona ou o Deserto de Atacama, Azkona&Toloza é uma dupla de artistas com experiência em novas dramaturgias e ligações a companhias e artistas sul-americanos.

 

Tierras del Sud (Fórum Municipal Romeu Correia, 13, 16 e 17 de Julho, quarta, às 21h30, sábado e domingo, às 15h)

 

De Laida Azkona Goñi e Txalo Toloza-Fernández

 

Dramaturgia, encenação
e interpretação
Azkona Goñi
Txalo Toloza-Fernández

Vozes
Sergio Alessandria
Agustina Basso
Conrado Parodi
Gerardo Ghioldi
Daniel Osovnikar
Sebastián Seifert
Rosalía Zanón
Marcela Imazio

Assistência de encenação
Raquel Cors

Banda sonora original
e desenho de som
Juan Cristóbal Saavedra

Desenho de luz
Ana Rovira

Técnico de luz em digressão
Conrado Parodi

Desenho audiovisual
MiPrimerDrop

Cenografia
Juliana Acevedo
MiPrimerDrop

Produção
Helena Febres

 

Antic Teatre, Festival TNT (França e Chile)
Co-produção:Azkona&Toloza


Língua
Português e castelhano
Legendado em português

Duração
1h30m

Classificação
M/12

 

Mais informações em ctalmada.pt