Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dia 15: Sábado com dois concertos gratuitos e quatro espectáculos entre Almada e Lisboa

Dia 15 - sábado com dois concertos gratuitos e quatro espectáculos entre Almada e Lisboa

La-enciclopedia-del-dolor-780x470 (1).jpg

Sábado, às 17h, na Incrível Almadense, decorre a primeira das duas sessões do espectáculo A equipa, pela companhia Dentro do Covil, com texto de Afonso Cruz e interpretação de Rui M. Silva. A equipa tem outra sessão, às 21h30. Às 20h, há Música na Esplanada da Escola D. António da Costa com Leo Middea. Às 21h, O Centro Cultural de Belém recebe o espetáculo Everywoman, da Schaubühne de Berlim, com texto e encenação de Milo Rau. Às 21h30 dois espectáculos: Calvário, a recente criação da CTA, no TMJB; e La enciclopedia del dolor. Tomo I: esto que salga de aqui, no Fórum Cultural Romeu Correia. Para fechar a noite, às 23h, há música na Esplanada da Escola D. António da Costa com os Miranda Trio.

 

No futebol, os guarda-redes atingem por vezes os píncaros da glória, mas são também aqueles de que primeiro nos esquecemos. Por isso Pablo Fidalgo escolheu colocar um destes jogadores no centro da sua Enciclopédia da dor. É ele quem distribui o jogo e nos convoca para uma viagem dolorosa, mas sem dramatismos excessivos. O tom de toda a récita é ameno, indo bem com a peculiar cadência porteña que o actor Gonzalo Cunill imprime ao castelhano. Assim se desenrola esta catarse, como nos explica o autor: “‘Que isto não saia daqui’ era uma frase que a minha e outras mães costumavam dizer aos seus cachopos. Selava um pacto de silêncio”. Foi a capa do jornal El país de 31 de Maio de 2021 — em que era publicada uma fotografia do colégio religioso galego que o autor frequentara, com uma reportagem sobre alunos que haviam sido abusados sexualmente nos anos sessenta — que esteve na origem deste projecto.

“Esta enciclopédia apresenta-se como um grande exercício para elencar e classificar formas de violência exercidas ilegitimamente por uma autoridade que destruiu as vidas de muitas crianças. Chega sempre um momento em que uma cidade e uma sociedade apodrecidas têm de enfrentar a verdade”, afirma Fidalgo. Nesse dia a máscara do silêncio cai. “Tudo aquilo que ocultei um dia, não vou poder continuar a ocultá-lo. Por isso falo, e por isso existe esta peça. Isto sairá, finalmente, daqui”. Estamos perante um teatro “que escava e desenterra: um teatro sem ‘teatro’”.

 

La enciclopedia del dolor. Tomo I: esto que no salga de aqui (Auditório Fernando Lopes-Graça do Fórum Municipal Romeu Correia, dias 15 e 17 às 21h30 e dia 16 às 15h)

 
Texto e encenação: Pablo Fidalgo
Interpretação: Gonzalo Cunill
Desenho de luz: Bruno Stantos
Colaboração artística: Amalia Area
Imagens Super 8: Manuel Lareo Costas
Audiovisuais: Eduardo Tejada
Assistente artístico e fotografia: Carla R. Cabané

Língua: Castelhano (legendado em português)
Duração: 1h00m
Classificação: M/12

Preço: 13€

 

 

Elena Artes Escénicas (Espanha)
Co-produção: Teatro de la Abadía, Wiener Festwochen  
Apoio: Embaixada de Espanha em Lisboa

 

 

Mais informações em ctalmada.pt