Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dia D na Gulbenkian

 

18888161_kdHg1.png

 

A “matéria” diária é moldada por coisas a fazer e prazos a cumprir. Passamos pelas situações com a atenção sintonizada para o que sabemos que vem aí e quando nos trocam as voltas nem sempre achamos graça. Pois é, a “matéria” diária não prima pela criatividade. E é por isso que o programa do Dia D vem colocar a desorientação em estado de graça e aproveitar todas as situações para estimular a imaginação sem caminhos previsíveis.

Água, árvores, ramos, folhas, luz, imaginação, voz, corpo, eu… são algumas das matérias-primas à disposição para se explorar a criatividade de cada um.

 

 

Plim! Paisagem de sons

Acontecimento musical performativo

Conceção e orientação: Nuno Cintrão, Susana Quaresma

AUDITÓRIO 2

10H30; 12H00; 14H00; 15H30

DURAÇÃO 30 MIN

LOTAÇÃO MÁX. 20 / 2€

+ 2 ANOS

 

O Grande Tear

Oficina de tecelagem

Conceção e orientação: Leonor Pêgo, Rita Raposo, Vanda Vilela

JARDIM (ponto de encontro no secretariado – Sede)
10H30 ÀS 12H30; 14H00 ÀS 17H30 (oficina de continuidade)

DURAÇÃO 40 MIN

LOTAÇÃO MÁX. 20

+ 4 anos

Circulação livre.

 

De flores e pássaros: um tapete ou um jardim?

Oficina de artes visuais

Conceção e orientação: Equipa educativa do Museu

JARDIM (ponto de encontro na receção do Museu)

10H30; 11H30; 14H30; 15H30

DURAÇÃO 60 MIN

LOTAÇÃO MÁX. 20 / 2€

+ 4 anos
Nesta oficina, a realização de um tapete é um trabalho coletivo que só está concluído à tarde, com a participação do último grupo. Quem quiser recuperar a sua obra pode fazê-lo entre as 17h00 e as 18h00.

 

SAS Orkestra de Rádios

O SAS Orkestra de Rádios é um coletivo de artistas das áreas da música, da performance e das artes plásticas que transforma antenas e rádios em instrumentos musicais escultóricos que apelam ao toque. Os instrumentos podem e devem ser tocados por várias pessoas em simultâneo já que o contacto táctil entre elas se transforma em controlador sonoro, dando origem a diferentes paisagens sonoras. Para além de se afirmar como um conjunto de instrumentos eletrónicos portáteis originais, que podem ser tocados a solo ou em conjunto, este projeto promove uma estratégia performativa que fomenta dinâmicas interpessoais.

Conceção e orientação: SAS Orkestra de Rádios – Ana Trincão, Simão Costa, Sónia Moreira

 

Experimentação PDF – Participa Descobre Faz

Novos modos de comunicação, sociabilização e experimentação livre através da interação com os instrumentos SAS Orkestra de Rádios, com a presença dos artistas. Tocar e ser tocado é a proposta de exploração musical, táctil e lúdica dos instrumentos desta Orkestra.

AUDITÓRIO 3

10H30; 14H30

DURAÇÃO 90 MIN

TODAS AS IDADES

Circulação livre.

 

Workshop de criação musical coletiva

O principal enfoque deste workshop é proporcionar uma relação de proximidade com o público, em versão de performance interativa, em que os participantes se tornam instrumentistas. 

AUDITÓRIO 3

12H15; 16H15

DURAÇÃO 30 MIN

LOTAÇÃO MÁX. 16 / 2€

TODAS AS IDADES

 

Concerto Binómio

Binómio é um concerto de criação de paisagens sonoras a partir de ondas de rádio e da manipulação dos instrumentos através do tato.  

AUDITÓRIO 3

17H00

DURAÇÃO 30 MIN

LOTAÇÃO MÁX. 60

TODAS AS IDADES

Gratuito. Requer levantamento de bilhete.

 

Descreve! Desenha! Flash! Este sou eu?!

Máquinas de retratos gráficos

O que acontece quando me descrevo? Seria possível fazer o meu retrato só a partir do que digo sobre mim mesmo? Pode um desenhador desenhar fielmente aquilo que ouve? Será que me reconheço no resultado final? 

Conceção e orientação: Hugo Bernardo, Marc Parchow, Mário Linhares, Miguel Horta, Paula Xavier Fernandes, Rita Cortez Pinto

SEDE (átrio da exposição Olhos nos olhos)

10H30 ÀS 13H00; 14H30 ÀS 16H30

DURAÇÃO 15 MIN (TEMPO MÉDIO DO RETRATO)

LOTAÇÃO 6 PESSOA DE CADA VEZ

+ 6 ANOS

Circulação livre.

 

 “Photomater”

Oficina de escrita fotográfica

Conceção e orientação: Os Espacialistas

JARDIM (ponto de encontro no secretariado – Sede)
11H00 às 13H00/ 14H30 às 16H30

DURAÇÃO 90 MIN + 30 MIN (para partilha dos trabalhos)

LOTAÇÃO MÁX. 40 / 2€

+ 12 anos

Pede-se a todos os participantes que tragam dispositivos para tirar fotografias.

 

It’s all yours

Instalação participativa

Tu és o teu próprio desperdício! Somos aquilo que deitamos fora.

E o lixo que deixas para trás fala mais de ti do que gostarias de admitir. O que está oculto, invisível e escuro configura os estratos mais profundos da nossa memória.

Conceção e orientação: Basurama

HALL DA ZONA DE CONGRESSOS

11H00 às 13H00 e das 14H30 ÀS 17H30

DURAÇÃO 10 MIN (cada participante)

LOTAÇÃO MÁX. 15

TODAS AS IDADES

Circulação livre.

 

Quadros vivos

Oficina de fotografia e compilação de paisagens

Conceção e orientação: Hugo Barata, Maria João Carvalho

JARDIM (ponto de encontro no secretariado – Sede)

11H00; 11H30; 12H00; 12H30; 14H30; 15H00; 15H30; 16H00; 16H30; 17H00

DURAÇÃO 20 MIN

LOTAÇÃO MÁX. 20 / 2€

+ 6 anos

 

DE PAPEL

Espetáculo de marionetas

CONCEÇÃO E ORIENTAÇÃO: Silencio Blanco

ANFITEATRO AO AR LIVRE | 11H00; 12H00; 14H30; 15H30

DURAÇÃO 30 MIN

LOTAÇÃO MÁX. 100 / 2€

+ 2 anos

 

Tábua de marés – um solo de água

Concerto participativo 

Conceção e orientação: Fernando Mota

SALA 2 (ponto de encontro no secretariado – Sede)

11H30; 15H00; 16H30

DURAÇÃO 30 MIN

LOTAÇÃO MÁX. 60 / 2€

+ 6 anos

 

MUNDSICA

Concerto de encerramento

Uma viagem pela música do mundo, de várias épocas,  interpretada por 40  jovens cantores entre os 14 e os 18 anos. Coro Juvenil da Universidade de Lisboa

Direção: Erica Mandillo

GRANDE AUDITÓRIO | 18H00

DURAÇÃO 50 MIN.

LOTAÇÃO MÁX. 1067 / 2€

TODAS AS IDADES

 

Informações Descobrir
Tel. 217 823 800
Email: descobrir@gulbenkian.pt
Mais informações em www.gulbenkian.pt/descobrir

Bilhetes
Os bilhetes podem ser comprados por telefone 217 823 700, pela internet ou diretamente na bilheteira da Fundação Calouste Gulbenkian a partir do dia 25 de setembro de 2015, sexta-feira. Compre o seu bilhete com antecedência.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.