Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dia Internacional de Limpeza Costeira - Combate ao lixo marinho une organizações por todo o país

 

Dia Internacional de Limpeza Costeira_2020.jpg

 

  • As ações deverão decorrer entre os dias 19 e 27 de setembro de 2020.
  • As ações incidem sobre praias, linha costeira, margens de cursos de água e, pela primeira vez, no fundo marinho.

 

A Fundação Oceano Azul desafia organizações portuguesas dedicadas ao combate do lixo marinho, a assinalarem em conjunto o Dia internacional de Limpeza Costeira. Através de ações de recolha de lixo marinho levadas a cabo de norte a sul do país e nas regiões autónomas, este desafio pretende mobilizar de novo a sociedade civil e o público em geral para o problema do lixo marinho e para a necessidade de maior proteção do oceano.

Também pela primeira vez e em parceria com o “Projeto Quando +1 é = -1”, os centros de mergulho nacionais foram convidados a juntarem-se à iniciativa para celebrar este Dia Internacional, organizando ações de recolhas subaquáticas de lixo marinho.

Em 2019, com esta iniciativa foram recolhidas 13 toneladas de lixo marinho em 64 ações de limpeza costeira, as quais envolveram mais de 2300 voluntários e 100 organizações, tendo sido limpos 80 km da costa portuguesa. As organizações que pretendam aderir à iniciativa podem registar as suas ações de limpeza no website da Fundação Oceano Azul (aqui), onde também os cidadãos encontram a informação necessária para se juntarem nesta recolha de âmbito nacional.