Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dia Internacional dos Museus | Museu do Oriente com nova exposição e conferência

O Oriente nos Menus dos séculos XIX e XX

 

 

18 Maio | Entrada e actividades gratuitas

 

O Oriente nos Menus dos séculos XIX e XX – Colecção Gonçalo de Vasconcelos e Sousa é a exposição que o Museu do Oriente inaugura a 18 de Maio, por ocasião do Dia Internacional dos Museus. O programa para esta data inclui ainda uma conferência sobre ephemera de mesa, o tema da exposição, pelo coleccionador Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, e uma oficina para famílias. Neste dia, a entrada no Museu, bem como todas as actividades apresentadas, são gratuitas.

 

Oriente nos Menus (1).jpg

Dividida por oito núcleos, O Oriente nos Menus dos séculos XIX e XX apresenta mais de 200 peças da Colecção Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, que incluem menus, convites e elementos da ephemera social, em uso quer no Ocidente, quer a Oriente.

 

Na Europa, o recurso a fauna, flora, paisagens e personagens de diversas regiões do Oriente como elementos decorativos de menus e marcadores de lugar, materializou uma estética em voga nos finais do século XIX, prolongando-se nas primeiras décadas do século XX. Por outro lado, o uso de menus e marcadores em países asiáticos como o Camboja, China e Japão, mostra como se universalizaram determinadas práticas sociais e códigos de conduta, quer no domínio do convívio informal, quer nas esferas da diplomacia e protocolo, ao longo deste período e até à actualidade.

 

A partir do segundo quartel do século XIX, a substituição do serviço à francesa pelo serviço à russa permitiu que o menu ganhasse uma identidade e individualidade específicas.

 

Belle Époque, período situado entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX, assistiu à escolha de elementos decorativos inspirados noutras culturas, de paragens longínquas, olhadas com fascínio.  Surgem, assim, nos menus europeus motivos mais ou menos estilizados da China, Japão e Sudeste Asiático: mulheres vestidas de kimono e outros trajes típicos, juncos em paisagens fluviais, trabalhadores nos arrozais, grous e tigres são algumas das imagens que decoram menus, incluindo alguns exemplares notáveis em forma de leque.

 

Noutra perspetiva, esta exposição mostra como, sobretudo no século XX, foram utilizados menus e convites em diversos países asiáticos, com destaque para o Camboja, Macau e Japão. A salientar, ainda, a presença destes vestígios de ephemera social estatal em diversos países europeus, por ocasião da visita de dignitários do Oriente, nomeadamente a Inglaterra, Espanha e Portugal.

 

Para apresentar a paisagem política, social e cultural que viu nascer as peças em exposição, o coleccionador Gonçalo de Vasconcelos e Sousa profere, às 17.30, a conferência “A ephemera social, os menus e o Oriente nos séculos XIX e XX”. Para além de apresentar o Orientalismo na Europa da Belle Époque através de menus e outras tipologias de ephemera, será discutida a sua relevância no estudo dos hábitos à mesa nos séculos XIX e XX.

 

Professor catedrático e investigador, Gonçalo de Vasconcelos e Sousa começou a sua colecção a partir de exemplares do espólio familiar, aos quais tem vindo a adicionar espécimes de todo o mundo, num acervo que conta já com milhares de peças. De entrada livre, a conferência antecede a inauguração da exposição, às 18.30.

 

Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, a oficina para famílias “Dicionário das cores”, convida pais e crianças, maiores de 3 anos, a explorar o poder das cores e o que representam em diferentes culturas por toda a Ásia.

 

18 Maio | Dia Internacional dos Museus

10.00 – 18.00 | Entrada gratuita

 

Oficina Dicionário das cores

14.30 – 15.30 | Oficina para famílias [crianças M/3 anos]

Gratuito, mediante inscrição

 

Conferência A ephemera social, os menus e o Oriente nos séculos XIX e XX

Por Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

17.30 | Sala Nova Deli

Entrada livre

 

Exposição O Oriente nos Menus dos séculos XIX e XX

Colecção Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Inauguração | 18.30

Até 25 Setembro, Entrada Gratuita

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.