Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

DIA MUNDIAL DA TERAPIA OCUPACIONAL - 27 OUTUBRO

f9449775-cc7a-4d43-9ff8-551223c4b7d4.jpeg

 

 

 

"Faço logo existo" Terapia Ocupacional - Há 100 anos a promover a arte de fazer aquilo que dá sentido à sua vida.

A Terapia Ocupacional celebra este ano 100 anos. Para assinalar esta efeméride a Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO) irá realizar uma  Gala Comemorativa sob o tema "Conta-me como foi...dir-te-ei como é", no dia 27 de outubro, Dia Mundial da Terapia Ocupacional, que irá decorrer em Lisboa, no Palácio Conde D’Óbidos (Palácio da Cruz Vermelha), pelas 17h30.
 
O evento começa com a participação de Patrícia Paquete (HumanaMente) que apresentará a história da terapia ocupacional. Seguem-se os testemunhos de terapeutas ocupacionais, de médicos que prescrevem a Terapia Ocupacional e de doentes e familiares de doentes a falarem das suas experiências. No decorrer do evento pode-se assistir a uma exposição histórica e à atribuição de prémios a terapeutas marcaram a Terapia Ocupacional.
 
A APTO é a associação profissional que representa os terapeutas ocupacionais em Portugal que são profissionais da saúde, com formação superior. Intervém na área da saúde, educação ou social de todos aqueles que, por razões ligadas a uma problemática específica, que pode ser física, sensorial, mental, psicológica e/ou social, temporaria ou definitivamente apresentam dificuldades na inserção e participação na vida social. O objectivo da Terapia Ocupacional é habilitar para a ocupação de forma a dotar as pessoas de competências ou estratégias, que lhes garantam a independência e funcionalidade, promovendo a sua saúde e bem-estar.
 
O Terapeuta Ocupacional desenvolve competências, restaura funções perdidas, previne disfunções e/ou compensa funções, através do uso de técnicas, estratégias  e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio.
A 27 de outubro comemora-se o dia Mundial da Terapia Ocupacional e sensibiliza-se para a importânica e papel na sociedade destes profissionais.
 
“Ser Terapeuta Ocupacional é encontrar capacidades onde muitos veem obstáculos. É ensinar a viver a diferença.”
 
"A Terapia Ocupacional é fortalecer o corpo, capacitar a mente e transformar a vida!"