Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dia Nacional dos Castelos em Palmela - Comemorações | 8 de outubro

palmela%20e%20castelo.jpg

 

Palmela comemora o Dia Nacional dos Castelos no dia 8 de outubro, sábado, às 15h00, com uma visita encenada, gratuita, ao Castelo de Palmela, a partir da Igreja de Santa Maria. Os interessados poderão inscrever-se até ao dia 7, através do telefone 212336640 ou do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt<mailto:patrimonio.cultural@cm-palmela.pt>.
Também no âmbito destas comemorações, a Biblioteca Municipal de Palmela  acolhe, no dia 8 de outubro, às 17h00, a Conferência "Arte, Estratégia e Natureza - A Fortificação da Barra do Tejo (sécs. XVI e XVII)", por Joaquim Boiça, com frequência gratuita.
O Dia Nacional dos Castelos é assinalado desde 1984, com o objetivo de promover, em todo o país, ações que visem a reflexão sobre o património fortificado. O Castelo de Palmela foi alvo de múltiplas intervenções de arquitetura militar, destacando-se as dos períodos medieval e moderno. Com ocupação islâmica entre os séculos VIII e XII, o Castelo foi sede da Ordem Militar de Santiago até à sua extinção, no século XIX. Através de Decreto de 16 de junho de 1910, o Castelo e a Igreja de Santiago foram classificados como monumentos nacionais.