Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

DISCOVERY CHANNEL ALERTA PARA AS AMEAÇAS DO PLANETA| 29 de novembro

 

 

No próximo sábado, 29 de novembro, o Discovery Channel assinala NOITE DA TERRA! Vamos entrar no coração da selva amazónica e viaja até à savana africana para alertar os portugueses sobre as ameaças constantes que os seus habitantes e espécies sofrem. O repórter David Beriain e o ex jogador de NBA Yao Ming juntam-se neste emissão especial, com ‘Yasuní, Genocídio na selva’ (21h) e o ‘Projeto Yao Ming: África futura’ (22h)

 

 

Ninguém põe em dúvida que a ação do Homem afetou consideravelmente o ciclo de vida da terra! Porém há muitas outras ameaças no ecossistema global que continuam a acontecer sem que ninguém se aperceba. No próximo sábado, 29 de novembro, a partir das 21h, o Discovery Channel mostra as consequências reais do papel do ser humano na progressiva destruição do planeta com rostos conhecidos do público: o repórter David Beriain e o ex jogador de NBA Yao Ming. Os dois vão estar unidos numa noite dedicada ao planeta, que inclui a estreia dos documentários “Yasuní, genocídio na selva” (21h) e “Projeto Yao Ming: África futura” (22h).

 

David Beriain construiu toda a sua carreira como jornalista com uma motivação: entender o porquê dos homens se matarem uns aos outros. Afeganistão, Irão, Congo, Médio Oriente… marcaram o seu percurso profissional que o conduziu à Amazónia equatorial, onde gravou “Yasuní, genocídio na selva”, um especial de uma hora que estreia no sábado dia 29 de novembro, às 21h.

 

“Yasuní, genocídio na selva” começa com umas imagens horríveis do Youtube que impactaram Beriain: um casal de indígenas de etnia Huaorani que aparece moribundo com umas lanças cravadas no corpo, em plena Amazónia Equatorial. O vídeo foi gravado pelos seus familiares, quando os encontraram com enorme angústia e sem esperança de salvar as suas vidas. As armas assassinas pertenciam aos Taromenane, uma tribo submetida a um isolamento voluntário que vive de costas para a civilização, que mata para defender esse isolamento e cuja existência é posta em causa por muitos. David Beriain embarca numa viagem com muitas interrogações e poucas respostas: Porque é que existe a necessidade de matar? É apenas uma guerra tribal ou será algo mais? O que se está a fazer para proteger estas tribos? Vão conseguir sobreviver ao avanço da civilização sobre o seu território?

 

 

Depois de atravessar o coração da floresta amazónica, vamos para outro lugar do mundo onde a mãe natureza também se encontra em alerta. No “Projeto Yao Ming: África futura” (22h), vamos viajar para o lado mais selvagem do continente africano, onde a lenda de NBA Yao Ming se compromete a realizar uma das missões mais difíceis que teve de enfrentar: viajar até à África para denunciar a feroz matança de elefantes.

 

O aumento de riqueza numa das civilizações mais antigas do planeta, a terra do sol nascente, de onde é originário o protagonista Yao Ming, criou-se uma nova classe média emergente desejosa de mostrar ao mundo o seu poder económico crescente e orgulhar-se de objetos exclusivos que anteriormente só a classe alta podia desfrutar. As peças de arte talhadas em marfim africano é um dos objetos mais procurados pela abastada sociedade chinesa. Por outro lado a importância da medicina tradicional na China considera o marfim como um bem muito apreciado, que se utiliza para um grande número de doenças de todo o tipo. Esta série de acontecimentos faz com que o aumento da procura de marfim se converta num desfecho dramático para as suas espécies. Conseguirá Yao Ming mudar a mentalidade do sua país? O Discovery Channel acompanha a estrela de basquetebol neste grande desafio.

 

Dia 29 de novembro é a noite da terra no Discovery Channel, com a estreia de “Yanusí, genocídio na selva” às 21h e “Projeto Yao Ming: África futura” às 22h.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.