Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

DISCOVERY CHANNEL ASSINALA O DIA MUNDIAL DO ASTEROIDE... com Brian May // 30 de junho

 

A maior parte de nós vive à margem desta ameaça. Mas cientistas, engenheiros e astronautas de todo o mundo estão conscientes de que a terra está permanentemente exposta a um terrível perigo cósmico: o impacto dos meteoritos. O Dia do Asteroide, que tem como um dos fundadores o astrofísico e guitarrista dos Queen,  Brian May, faz parte de uma campanha de sensibilização a nível mundial, que nos recorda, a 30 de junho, que os meteoritos são um perigo real, mostrando os últimos avanços dos especialistas para minimizar esse risco. Este ano, o Discovery Channel junta-se de novo a esta iniciativa e dedica grande parte do dia a documentários em que as grandes estrelas são asteroides, cometas e meteoritos. "Como sobreviver a um asteroide" é um dos documentários que vai poder seguir, às 21 horas.

 

 

 

O 'Dia do Asteroide' é uma iniciativa a nível global que pretende sensibilizar a população para os potenciais perigos que representam os asteroides para o planeta Terra, activar o debate sobre possíveis estratégias de defesa e potenciar a investigação de forma a proteger, da melhor forma, as próximas gerações. O Dia do Asteroide celebra-se a 30 de junho, dia do aniversário da maior queda registada no nosso planeta, em Tunguska, na Sibéria, em 1908.

 

Como já é tradição, o Discovery Channel aliou-se a esta campanha e dedica grande parte do dia a uma programação especial. Documentários protagonizados por asteroides, cometas e meteoritos vão ser estar em destaque, culminando com a estreia de `Como sobreviver a um asteroide', às 21 horas. Neste programa de uma hora, um grupo de especialistas, entre eles Debbie Lewis, responsável pelo Risk & Crisis Management e o conhecido astrofísico Lord Martin Rees, vai mostrar aos espetadores como se pode sobreviver a uma queda de asteroides como a que aconteceu em 2014, na cidade russa de Chelyabinsk, que equivaleu a uma explosão de duas toneladas ou a que exterminou os dinossauros, há 66 milhões de anos.

 

'Como sobreviver a um asteroide' também focará os avanços na defesa do planeta, desenvolvidos no último ano, a participação da Discovery neste movimento global e como as Nações Unidas finalmente reconheceram o 30 de junho como o Dia Internacional do Asteroide. O objectivo é consciencializar todos a respeito desta ameaça e unir a espécie humana para proteger o nosso planeta destes perigosos impactos.

 

O especial vai mostrar algumas dessas ameaças, como Apophis (que assumiu o nome do deus egípcio da destruição), uma rocha espacial de 300 metros de diâmetro e 46 milhões de toneladas que os cientistas acreditavam que poderia embater com a Terra dentro de uns anos. Com imagens da Agência Espacial Europeia, da NASA e dos arquivos de Discovery, com declarações de especialistas, astronautas e activistas, o documentário dá voz à comunidade científica para difundir esta importante mensagem entre os espetadores. O programa vai contar também com a participação dos fundadores do  'Dia do Asteroide', o astrofísico e guitarrista dos Queen, Brian May e o cineasta alemão Grig Richters, que explicarão o porquê deste movimento global de consciencialização ser tão importante para a Humanidade.

 

Durante o dia o Discovery Channel apresenta outros documentários e programas especiais, que vão colocar os espetadores "in the mood" para melhor compreender a questão dos asteroides. Às 15h45, começam as hostilidades com "Como funciona a Terra", onde são explicadas as potenciais consequências de um embate de grandes dimensões com o planeta. Depois às 16h45, seguem-se dois episódios de "A história do Universo", apenas dedicados a cometas e asteroides. Às 18h20 será a vez de ‘Explicar o Cosmos", um programa que será uma viagem em busca destas grandes rochas, de forma a entender a sua origem e o seu interior, com recurso às mais modernas técnicas de animação por computador. Às 20h05, o Discovery Channel leva até à sua casa "Hubble: explorar o Universo", um documentário que nos permite viajar até aos confins do sistema solar com o famoso telescópio.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO ‘DIA DO ASTERÓIDE’

 

15:45 Como funciona a Terra

16:35 A história do Universo

17:30 A história do Universo

18:20 Explicar o Cosmos

19:15 Explicar o Cosmos

20:05 Hubble: Explorando o Universo

21:00 ESTREIA: Como sobreviver a um asteróide

22:00 Missão Rosetta

22:55 Rosetta: fim da missão  

23:50 Nasa, ficheiros secretos

00:40 A conquista do Universo

01:30 Bad universe

02:20 Segredos do Universo com Morgan Freeman

03:05 Segredos do Universo com Morgan Freeman

04:50Segredos do Universo com Morgan Freeman

05:35 A ciência do impossível

 

 

Catarina Viçoso | Communications Consultant

Discovery Networks

Edificio Pujol – Avª do Forte, nº8, fracção L, 1º andar

2790-072 Carnaxide - Portugal 

 

93 662 21 48 | catarina_vicoso.external@discovery.com

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.